Professora da ESAD venceu Prémio AICA de Arquitectura

0
1176
Gazeta das Caldas

Célia Gomes, docente da ESAD, foi distinguida com o Prémio AICA (da Associação Internacional de Críticos de Arte) Arquitectura 2016, pela obra de requalificação da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, em Paço D’Arcos. O prémio foi atribuído aos arquitectos Célia Gomes e Pedro Machado Costa (a.s* atelier de santos), autores do projecto, que foi ainda nomeado para os prémios internacionais “EU Prize for Contemporary Architecture – Mies VanDer Rohe Award 2017” e “Architizer2017”.
Para Célia Gomes, a atribuição do prémio “foi uma boa surpresa” dado que “é o reconhecimento da qualidade arquitectónica da obra”.
O projeto envolveu a requalificação da escola existente, “que ocupa um extenso quarteirão suburbano na periferia de Lisboa, caraterizado pelo declive acentuado e pela ausência de uma relação direta com a rua e a cidade”, explicou a docente.
Célia Gomes é professora no curso de licenciatura em Design de Ambientes na ESAD nas áreas de Projecto e Desenho. Licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1996), a sua formação passou também pela Technische Universiteit Delft, Faculteit der Bouwkunde, Holanda (1995/96). Atualmente é doutoranda em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura de Lisboa.
Dos projectos e obras da sua autoria destacam-se as Residências Universitárias das Laranjeiras, projecto premiado com o Prémio Especial dos Sócios FAD 2007, Barcelona, o Museu da Ribeira Grande e a Biblioteca Central da Universidade dos Açores, nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture Mies van der Rohe e para os Prémios FAD, ambos em 2004.

Gazeta das Caldas