Projecto teatral vai manter-se em Óbidos mas com menos expressão

0
603
Gazeta das Caldas
Humberto Marques, os irmãos Hélio e Filipe Ferreira (da Granfer) e o actor Pedro Giestas | Fátima Ferreira

A “Anatomia da Identidade” nasceu como um projecto teatral que envolvia escolas, centros de dia e a comunidade de Óbidos. No entanto, este ano lectivo já não abrange as escolas e o seu responsável, o actor Pedro Giestas, tem acompanhado apenas os grupos de teatro existentes no concelho.
O presidente da Câmara, Humberto Marques, garante que o projecto é para continuar, mas agora apenas com as associações e centros de convívio.

Pedro Giestas está a trabalhar em Óbidos desde Janeiro de 2016, a implementar o projecto Anatomia da Identidade. Trabalhou com as escolas, onde dinamizava o grupo de teatro, e com os centros de dia, onde promoveu workshops e, em conjunto com as utentes, criou uma tenda que serve de cenário a espectáculos de marionetas e de origami. Com esta população sénior estava previsto um trabalho mais interventivo, nomeadamente com a recolha de memórias e histórias para elaborar documentários, mas que não se veio a concretizar porque o subsídio da EDP que garantiria o material atrasou-se.
Foi também criado um novo grupo de teatro, que funcionou até ao final do ano. Este colectivo, composto por elementos de outros grupos e da comunidade, fez várias peças e participou em vários eventos, incluindo o Folio. A funcionar está ainda o Cubo dos Poetas Nossos, que consiste na declamação de poesia ou leitura e que tem decorrido no bar Arco da Cadeia.
“Eu neste momento continuo a acompanhar os quatro grupos de teatro que existem no concelho”, disse Pedro Giestas à Gazeta das Caldas, acrescentando que o projecto das escolas “foi deixado cair” pela autarquia, quando inicialmente estava previsto que não só se iria manter, como seriam colocados mais dois actores além do próprio.
Pedro Giestas diz mesmo que chegou a ponderar vir morar para a região para manter o projecto de forma contínua, ainda que tornando-o o mais sustentável possível. “A ideia sempre foi formar várias pessoas dos grupos de teatro que depois pudessem ser autónomas e conseguir manter a criação”, destaca.
Durante o ano passado o projecto foi financiado com o apoio da cooperativa frutícola Granfer (sediada na Usseira), que se assumiu como mecenas e doou 30 mil euros.
De acordo com o actor, foi-lhe pedido pela Câmara um orçamento para continuar a apoiar apenas os grupos de teatro, que já apresentou e que agora aguarda resposta. No entanto, ressalva que esta solução é redutora do projecto, que pretendia envolver toda a comunidade.
No caso de se concretizar, Pedro Giestas ficará a fazer consultoria e direcção geral aos grupos de teatro de A-dos-Negros, Usseira, Amoreira e Olho Marinho.
O responsável destaca o apoio e entusiasmo manifestado pelos responsáveis da Granfer que participaram sempre nos eventos que foram feitos, inclusive, fora de Óbidos. “Estiveram presentes em todos os eventos da Anatomia da Identidade e isso é uma raridade mesmo a nível nacional”, ressalva. Acrescenta ainda que estes manifestaram interesse em continuar a apoiar o projecto no futuro.

CANDIDATURA PARA TEATRO NAS ESCOLAS

De acordo com o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, o projecto teve necessidade de ser reformulado porque o financiamento da EDP apenas apoiava formação acreditada na qual o trabalho efectuado pelo actor não era passível de ser incluído. O autarca garante que o projecto é para continuar, agora num trabalho com os grupos de teatro e centros de convívio e que tem um orçamento de 12 mil euros para a sua concretização. Conta também com o apoio da Granfer que, de acordo com Humberto Marques, já se manifestou disponível para o fazer.
“Temos aqui um perfil que encaixa na necessidade da comunidade e onde ela se revê”, disse o autarca, acrescentando que essa envolvência foi perceptível nas reuniões que teve com as pessoas das associações e dos centros Melhor Idade.
O trabalho com as escolas também terá continuidade, mas irá resultar de uma candidatura ao Plano integrado de combate ao insucesso escolar da Região Oeste – Aluno ao Centro.