Regresso ao passado na Praça da Fruta

0
548
- publicidade -

O evento “Memórias das Caldas” que amanhã se realiza na Praça da República, vai contar com 200 figurantes trajados como no séc. XV e terá como ponto alto a evocação da fundação do Hospital Termal. É esperada, por isso, a presença da rainha D. Leonor, que virá a cavalo, acompanhado do seu séquito.

No tabuleiro da praça serão recreadas as poças de águas sulfurosas que tanto intrigaram a rainha e poderão ainda ser apreciados a horta do hospital, uma botica (farmácia) da época e um laboratório de alquimia.

Esta recreação histórica terá também o seu espaço de restauração com a presença dos estabelecimentos Porrinhas dos Leitões, O Melro e Meia Tijela, que terão menus inspirados na gastronomia da época. Na mesma zona haverá tabernas com cerveja artesanal e licores.

As “Memórias das Caldas” contarão ainda com um tabuleiro de xadrez com peças gigantes, que farão a ponte para um passado mais recente quando se jogava este jogo na cave do Café Central.

- publicidade -

A animação contará com algumas surpresas, entre elas a presença do Cardeal Alpedrinha, recém-chegado de Roma, que será acompanhado do seu próprio cortejo, e que entregará à rainha o Compromisso que foi validado pelo Papa. Neste episódio histórico o Cardeal Alpedrinha mais não é do que o próprio presidente da Câmara, Tinta Ferreira, cujos vassalos serão também algumas figuras públicas locais bem conhecidas.

A Praça da Fruta contará ainda com danças, malabaristas, jogos tradicionais, arqueiros e cenas de esgrima. A organização – a cargo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em parceria com a Câmara e as juntas de freguesia – promete ainda algumas surpresas.

- publicidade -