A Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD), viu dois dos seus cursos reconhecidos no ranking da reputada revista italiana Domus, “Europe’s top 100 schools of architecture and design 2013”.
A revista – considerada um referência nas áreas da arquitectura e do design – incluiu no seu ranking a licenciatura em Design Industrial e o mestrado em Design do Produto que são leccionados no pólo do IPL, nas Caldas da Rainha. A ESAD ocupa o 16.º lugar em 31, na categoria “product design”.
A escola caldense é descrita no suplemento como uma “jovem escola com provas dadas ao nível técnico e conceptual, sendo considerada como uma das melhores escolas em Portugal e na Europa”.
Segundo a revista italiana, os professores da ESAD são bem conhecidos na sua área, mas também estão atentos aos seus estudantes, tratando-os como colegas. Afirma que a escola tem um ambiente aberto e criativo, com foco no conceito desde o início do curso, permitindo aos estudantes explorar os seus interesses pessoais.
A publicação destaca também as parcerias com a indústria, sublinhando que empresas recorrem frequentemente à ESAD com projetos de investigação ou à procura de propostas, o que permite aos estudantes explorar conceitos, mantendo-se a par de situações do mundo real e, em simultâneo, desenvolvendo um útil conjunto de competências.
Susana Rodrigues, directora da ESAD congratula-se com esta referência pois “é o reconhecimento do mérito de um trabalho feito ao longo dos anos”, tendo salientado os professores e os alunos dos cursos em questão. A responsável salientou também que “comunicar o que a ESAD.CR faz nacional e internacionalmente, é permitir que se conheça o trabalho dos alunos, é ganhar espaço e voz no panorama nacional e internacional do Design”.
Na sua opinião, os factores que levaram à inclusão destes dois cursos nesta classificação internacional se devem à “consistência da criatividade e da inovação dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na ESAD.CR, consubstanciados no processo criativo; na liberdade e estímulo à criação; no pensar diferente, “out of the box”, no surpreender e continuar a fazer sentido”, disse.
ESAD abriu em 1990 com três bacharelatos
O suplemento “Europe’s top 100 schools of architecture and design 2013” apresenta 120 cursos, em cinco áreas da arquitetura e design, com descrição, grau conferido, duração, custo, requisitos de candidatura, professores e estudantes proeminentes, redes de parcerias, instalações e ambiente.
A Domus é uma reputada publicação italiana, dedicada arquitetura, interiores, artes e design, fundada em 1928 pelo arquiteto Gio Ponti, e define-se na como “the authoritative voice in international architecture, design, and art today”.
O guia “Europe’s top 100 schools of architecture and design” foi publicado com a edição de Dezembro passado da Domus. As “100 escolas seleccionadas pela Domus e listadas por áreas de estudo – duas para arquitetura (arquitectura, e história, teoria e crítica arquitectónica) e três para design (design do produto, design gráfico e design interactivo) fazem o primeiro guia universitário em escolas europeias de arquitectura e design”, refere a revista na apresentação deste suplemento.
A ESAD funciona desde 1990 e teve início com três cursos de bacharelato aptos a colmatar a falta de competitividade da indústria cerâmica e a ausência de técnicos superiores qualificados nos domínios das Artes e do Design.
Neste momento ministra licenciaturas nas áreas de Artes Plásticas, Design de Ambientes, Design Industrial, Design de Cerâmica e Vidro, Design Gráfico e Multimédia, Teatro e Som e Imagem e mestrados em Artes Plásticas, Design de Produto, Design Gráfico, Gestão Cultural e Teatro.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt
Colaboração em projectos empresariais
Neste momento a escola de artes caldense mantém várias parcerias com empresas da região e a nível nacional. Segundo a directora está neste momento a decorrer uma parceria com a Junta de Freguesia de Alvorninha, que consiste na apresentação de propostas de desenvolvimento conceptual de design gráfico e de requalificação do Mercado de Santana, envolvendo a multidisciplinaridade de conhecimento dos cursos de Design de Ambientes e Design Gráfico e Multimédia.
A esta juntam-se outras entre a escola e a Vipex/Pyrex, empresa portuguesa da região de Leiria, de arquitectura de plásticos para produção e a conhecida multinacional francesa, produtora, entre outros, de produtos em vidro para confeccionar comida. Este projeto consiste no design de um produto e está a ser desenvolvido no âmbito do curso de Design de Cerâmica e Vidro.
Com a empresa Oliveira & Irmão, líder ibérico na produção de autoclismos e mecanismos para autoclismos, está a desenvolver o projeto de design de placas de comando para autoclismos integrados na parede. Tal resultou da atribuição de três prémios monetários aos três melhores trabalhos de alunos do Curso de Design Industrial.
A escola caldense ainda mantém uma parceria com a Delta Cafés, que culminou, nesta fase, com a apresentação à empresa de 22 projectos desenvolvidos no âmbito do curso de Design Industrial.
Segundo Susana Rodrigues, as empresas interessadas em estabelecer parcerias com a escola deverão contactar a ESAD onde os seus responsáveis “analisarão o interesse pedagógico, científico e de investigação aplicada do projecto, e dos respectivos recursos necessários para a sua implementação”.
E o que podem esperar as firmas da escola caldense? Segundo a directora podem contar com “criatividade e inovação” e “podem ser actores/parceiros de um processo de construção de conhecimento”, rematou.
N.N.
Os meus parabens a ESAD pela sua inclusao em dois cursos na revista Italiana.Tem todo merito pelos seus trabalhos desenvolvidos e bem assim a excelente equipe de professores e empenho dos alunos que so desta forma podem ser reconhecidos…A Esad dignifica em muita as Caldas da Rainha.