S.A.Marionetas estreiam nova produção em Torres Novas

0
416

É na Feira Quinhentista de Torres Novas que a companhia alcobacense S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos apresenta a sua mais recente produção. Até ao próximo domingo, dia 6 de Maio, José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira dão a conhecer “A Farsa do Sapateiro”, um texto original onde se remonta ao ano de 1525 e às festas do casamento de D. Isabel com Carlos V, nas quais se representou pela primeira vez a comédia “Dom Duardos”, de Gil Vicente.
Na versão dos bonecreiros alcobacenses, a alguns dias da estreia, Gil Vicente está em apuros porque faltam os sapatos para os actores, que tinham ficado a cargo do sapateiro real. Mas este foi chamado pelo rei a Torres Novas a fim de entregar calçado novo para usar nas cortes e não consegue terminar a encomenda de Gil Vicente porque o cobrador de impostos o interrompe constantemente, pedindo sempre mais dinheiro para o dote da rainha.
A peça da S.A. Marionetas estreia precisamente na feira em que vai ser recriado o ambiente das cortes reunidas em Torres Novas, onde foi negociado o casamento real no qual o dote de Isabel ascendeu a 900 mil dobras de ouro castelhanas. Uma verdadeira fortuna para a época.
Ainda em Maio os bonecreiros alcobacenses fazem as malas e voam para a China, para participar no 21st World Puppetry Festival in Chengdu. Entre Junho e Julho José Gil, Sofia Binagre e Natacha Cista Pereira vão ainda levar a sua arte a Macau e Inglaterra.

J.F.