O Marionetas na Cidade está de volta. Entre 11 e 16 de Outubro, a cidade vai vibrar com 11 espectáculos, uma conferência, uma oficina de construção de marionetas e uma exposição, na 14ª edição do festival promovido pela S.A.Marionetas – Teatro & Bonecos.
Num ano em que o apoio da Direcção-Geral das Artes voltou a falhar com financiamento, foi o apoio das entidades locais, públicas e privadas, do comércio local e das próprias companhias participantes, que permitiu a realização do festival. Nada que afecte a qualidade a que o Marionetas na Cidade já habituou quem não dispensa soltar umas valentes gargalhadas com os espectáculos que por estes dias enchem o centro de Alcobaça.
“Catorze anos depois o festival Marionetas na Cidade continua a apresentar uma programação heterogénea, com espectáculos de qualidade, representativos de tendências diversas, dando continuidade à filosofia de programação que tem norteado desde o início o projecto”, garantem os responsáveis pela S.A.Marionetas. E os bonecreiros aproveitam para lançar um apelo: a fim de garantir a continuação deste festival “há que continuar a apoiá-lo, enchendo as salas e ruas por onde ele passa. Somente com o apoio de todos é possível a sua continuidade”.
Além da anfitriã S.A.Marionetas, estarão também presentes a Marionetas da Feira, Companhia Marimbundo e Alma D’Arame, às quais se juntam o marionetista José Ramalho e No Mundo da Lua – Centro de Artes. De além fronteiras chegam as companhias Figuren Theatre Tubingen, da Alemanha, e a Teater Refleksion, da Dinamarca.
Nesta 14ª edição, o Marionetas na Cidade apresenta um programa mais alargado, prolongando-se por mais dias que o final de semana que era habitual. Um programa permitido pela “junção de sinergias com a Artemrede e o município de Alcobaça” aponta a organização.
Dos seis dias em que vai decorrer o Marionetas na Cidade, o destaque vai para a estreia nacional do espectáculo “Retalhos”, da companhia Marionetas da Feira, e a inauguração da sede nacional da UNIMA Portugal – União Internacional da Marioneta, que é presidida por José Gil, da S.A.Marionetas.
As novidades deste ano são a realização de um mercado de produtos relacionados com as marionetas, onde vão estar presentes alguns construtores de bonecos e que vai acolher uma oficina de construção para miúdos e graúdos.
Programa do 14º Marionetas na Cidade
De 11 a 16 de Outubro
Exposição “Marionetas na Cidade”, espólio da S.A.Marionetas nas montras do comércio local
11 de Outubro, terça-feira
– “Com umas asas enormes” de Gabriel García Márquez, pela Figuren Theater Tubingen
21h30 no Cine-Teatro de Alcobaça João d´Oliva Monteiro, para maiores de 10 anos (em co-produção com Artemrede – Festa da Marioneta ´11)
12 de Outubro, quarta-feira
– “Boxy George”, pela Teater Refleksion
14h30 no Cine-Teatro de Alcobaça João d´Oliva Monteiro, para maiores de 5 anos (em co-produção com Artemrede – Festa da Marioneta ´11)
13 de Outubro, quinta-feira
– “Retalhos”, pela Marionetas da Feira
14h00 no Auditório do Armazém das Artes – Fundação Cultural, maiores de 6 anos
14 de Outubro, sexta-feira
– “Contos do Mundo”, por José Ramalho
10h00 no Auditório do Armazém das Artes – Fundação Cultural, maiores de 6 anos
– “Retalhos”, pela Marionetas da Feira
21h30 no Auditório do Armazém das Artes – Fundação Cultural
– “À palheta com…” José Ramalho (Marionetista)
22h30, no Tertúlia Café – Alcobaça
15 de Outubro, sábado
– “Teatro Dom Roberto”, pela S.A.Marionetas
11h00 no Mercado Municipal de Alcobaça
– “Troiando”, pela Criadores de Imagens
15h00 na Praça 25 de Abril
– “Bichos Gigantes”, pela Companhia Marimbundo
15h30 na Praça 25 de Abril
– Inauguração da sede nacional da União Internacional da Marioneta – Portugal
16h00 no n.º7 da Rua 16 de Outubro
– “O Romance da Raposa”, pela Alma d´Arame
21h30 no Cine-Teatro de Alcobaça João d´Oliva Monteiro, maiores de 6 anos
16 de Outubro, domingo
– Mercadinho de Marionetas, venda de produtos relacionados
Das 14h30 às 18h00 na Praça 25 de Abril
– Workshop – Olharapos para pais e filhos, pela Marionetas de Mandrágora
14h30 na Praça 25 de Abril
– “O Conto das Histórias”, por No Mundo da Lua
16h30 na Praça 25 de Abril
-“Bzzzoira Moura”, pela Marionetas de Mandrágora
17h30 na Praça 25 de Abril