Semana da ESAD.CR passou pelos museus

0
328
Vieram participar e ver a mostra coletiva de 30 autores. A seguir houve tempo para conviver e para o “comes e bebes”

Artistas e estudantes vieram ao Centro de Artes visitar coletiva patente em dois museus daquele espaço

Uma das muitas iniciativas da Semana 30 anos da ESAD.CR passou pelo Centro de Artes. Foi feita uma visita guiada à mostra “Debaixo da Nespereira” que conta com a participação de antigos alunos da escola de artes caldense e que acabaram por se instalar e ficar a morar nas Caldas. Nuno Faria, docente da ESAD.CR, que organizou esta visita que se seguiu ao debate sobre coletivos independentes que trabalham no Porto referiu:“Viémos completar esse debate, visitando a mostra de autores que gravita em volta do Origami, um coletivo caldense”. Presente no evento, o subdiretor da escola de artes, Sérgio Gonçalves afirmou que há fortes ligações entre a escola e o Centro de Artes pois foi neste último que a ESAD teve as primeiras aulas.
O responsável referiu com agrado o decorrer da Semana Aberta, que teve como ponto alto a inauguração dos alunos finalistas que contou com a realização de uma grande festa, vários debates, filmes e realizações em espaços da cidade. “Durante estes dias, recebemos alunos de escolas de várias localidades que vêm visitar-nos e até realizar workshops”, referiu o docente, acrescentando que vieram de norte a sul do país.
Nos próximos dias, no Centro de Artes haverão várias iniciativas.
No dia 18 de maio, às 10h30, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, decorrerá nos jardins o espetáculo “O Lixo do Senhor Bartolomeu” pela Companhia Era Uma Vez, Marionetas. A 19, a partir das 19h00, será possível passar a noite num dos museus. Haverá também oficinas de construção de luminárias e jogos lúdicos. Será feita uma visita noturna aos museus e será visto o filme “Uma noite no museu”. A atividade dirige-se a participantes com idades entre os 6 e os 12 anos. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no Centro de Artes. Estas são limitadas e a iniciativa só decorrerá com um mínimo de seis e um máximo de 20 participantes. Nos dias 20 e 21 de maio, decorrerá o Bom dia Cerâmica! com workshops, demonstrações de cerâmica e exposições. Decorrerá uma iniciativa de homenagem a Edgar Libório, fotógrafo que faleceu em 2020. ■