Semana Santa de Óbidos consolida-se como um evento religioso-cultural

0
776
Gazeta das Caldas - Óbidos
A Procissão do Enterro do Senhor decorre apenas à luz de archotes
- publicidade -

Na passada Sexta-feira Santa, dia 30 de Março, a vila de Óbidos encheu-se de centenas de pessoas que quiseram assistir à Procissão do Enterro do Senhor, um dos pontos altos da Semana Santa de Óbidos. Este cortejo realiza-se à noite, sem qualquer iluminação, a não ser os archotes que são colocados pelos jovens escuteiros em pontos estratégicos da vila. A seguir as dezenas de figurantes e os andores da Nossa Senhora das Dores e de Jesus Cristo, estiveram milhares de crentes que não se deixaram intimidar pelo mau tempo que se fez sentir nessa noite.

Gazeta das Caldas - Óbidos
Centenas de pessoas assistiram ao enterro do senhor, que foi transportado da Igreja da Misericórdia até à Capela de S. Martinho

Também os músicos da Sociedade Musical e Recreativa Obidense participaram no percurso que teve vários locais de paragem e sempre muita gente (principalmente turistas) de câmara na mão para captar o momento. Esta procissão teve início na Igreja da Misericórdia e terminou com o enterro do corpo do Senhor na capela de S. Martinho.
Além desta cerimónia, o programa da Semana Santa de Óbidos incluiu ainda a Procissão da Mudança das Imagens (as imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores são transportadas para um novo local), a Bênção e a Procissão dos Ramos (em que se comemora a entrada do Senhor em Jerusalém), a Procissão dos Passos (em que se representa o caminho de Jesus até ao Calvário), a Missa Vespertina da Ceia do Senhor, a Vigília Pascal e a Missa da Ressurreição (celebrada no domingo de Páscoa). A par das iniciativas religiosas, a Semana Santa de Óbidos assume-se cada vez mais como um evento cultural, tendo contado com palestras, concertos e recitais de canto e piano. No próximo dia 3 de Maio, pelas 18h00, será ainda inaugurada a exposição “Do Povo ao Rei” no Museu Paroquial de Óbidos, uma actividade inserida nas celebrações.
A Semana Santa de Óbidos é o ponto alto do calendário litúrgico e cultural desta vila, cujo programa é organizado pela Unidade Interparoquial do concelho e pela Santa Casa da Misericórdia de Óbidos.

- publicidade -