Sipo alarga ao Oeste e traz Trio de Mário Laginha ao CCC

0
149

Entre esta quinta-feira e 10 de agosto, a vila de Óbidos acolhe a Semana Internacional de Piano (SIPO), que, em 2021, celebra o 25º aniversário.
Esta edição, que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, vai contar com um total de 14 concertos, que, para além do CCC, do Auditório Municipal de Óbidos, passam pela Igreja de Santa Maria de Óbidos, por Alcobaça e por Lisboa (Museu do Oriente).
Neste festival vão estrear-se em Portugal os norte-americanos Eugen Indjic e James Giles, “dois reputados pianistas a nível internacional”, disse à Gazeta Manuela Gouveia, diretora artística da SIPO e presidente da ACIM (Associação de Cursos Internacionais de Música).
Aquela responsável frisou ainda que este evento, ao celebrar o 25º aniversário, “abre-se” nesta edição a outras sonoridades e, por isso, inclui o jazz na programação, nomeadamente com a presença do Trio Mário Laginha que atua, esta sexta-feira, 23 de julho, no CCC.
Será na sala de espetáculos das Caldas da Rainha que se vão realizar a maioria dos concertos, ao passo que as master classes de Piano e Música de Câmara – bem como os concertos dos jovens participantes – terão lugar em Óbidos, como todos os anos, no auditório municipal.
“As master classes são um importante momento, pois tratam-se de formação especializada e de elevado nível a alunos de piano de todo o mundo que estão a concluir a sua formação ou no início da sua carreira profissional. Fomos pioneiros em Portugal na formação contínua e, mantemos, ao longo dos últimos 25 anos, a excelência”, disse a pianista Manuela Gouveia.
A Sipo junta a música também a outras artes, pois a galeria obidense Casa da Barbacam acolhe a exposição “Transformações” – Fotografia e esculturas de bronze, da autoria de Rainer Gross, escultor alemão reconhecido internacionalmente pelas instalações efémeras em edifícios históricos ou na natureza.
Da programação deste ano do certame faz, ainda, parte a palestra “Um mundo novo subjugado ao populismo? Cidadania precisa-se” que será proferida por Miguel Raposo Magalhães.
Para mais informações consultar o programa da Sipo em www.pianobidos.org. ■