Skate e arte urbana num dia criativo no SLX Benedita

0
693
A criatividade foi o mote para o evento

Foi criado na Benedita o único skate park indoor aberto ao público no país, o SLX – Skate Learn and Experience

Na quinta-feira, 18 de novembro, o SLX Benedita, um skate park indoor, recebeu o VANS Checkerboard Day, uma ação desta marca internacional que proporcionou um dia criativo a mais de meia centena de alunos do segundo ciclo daquela localidade.
Os mais jovens puderam conhecer o espaço, que foi criado num antigo armazém da Junta de Freguesia, mas também assistir a demonstrações, participar em aulas de skate e ainda num workshop de arte sob a direção da artista plástica Joana Pitanga. O workshop incluiu pinturas em tela, stencil e aguarela e no final fizeram em conjunto um mural.
A maior parte dos jovens nunca tinham tido contacto com o skate nem com as latas de spray. “Este projeto assenta que nem uma luva na filosofia do SLX: Skate Learn and Experience. Ficámos super entusiasmados por termos sido convidados a fazer parte desta iniciativa, já que um dos grandes objetivos do SLX é contribuir para a união da comunidade em prol de uma real intervenção social, através do skate enquanto lifestyle e de todas as inspirações artísticas que gravitam em torno do skate”, refere o beneditense Pedro Raimundo, um dos criadores do único skate parque indoor aberto ao público no país, que junta arte vídeo e fotografia sob o mesmo projeto. Já Luís Cruz, ou Roka, outro dos mentores do projeto, salientou o papel do skate na integração da diferença, mas também do diferenciador.
As primeiras madeiras para construir este novo skate park foram descarregadas no início do primeiro confinamento e o espaço ainda não foi inaugurado. “Venham cá experimentar e fiquem atentos às atividades que vamos desenvolvendo e que divulgamos através das redes sociais. Entre outras atividades, o trio que constitui o núcleo duro (Pedro Raimundo, Roka e Sílvia Ferreira) desenvolve também uma revista trimestral ligada ao skate, de distribuição gratuita. ■