Sofia Bernardo, uma atriz que também trabalha com o humor

0
806
Sofia Bernardo integrou elencos de vários grupos teatrais

Atriz caldense vive e ensina sobre como estar nos palcos. Além do teatro também faz stand-up e é uma das mentoras do concurso nacional desta área que está a decorrer

Sofia Bernardo é de S. Martinho do Porto e nasceu nas Caldas. Tem 43 anos e uma vida dedicada ao teatro, ao ensino da arte dramática e ao stand-up. A autora é uma das mentoras do concurso nacional de Stand-Up Comedy, O Último a Rir, que é promovido pela revista Sábado, que está a decorrer e ainda a receber candidatos. Esta é já a quarta edição e Sofia Bernardo foi mentora na segunda e na terceira edição deste concurso. A caldense trabalha neste concurso com Marco Horácio e com Miguel Sete Estacas.

Cada humorista escolhe entre os candidatos quais são aqueles com quem quer trabalhar. “É um concurso e é uma experiência interessante já que tenho oportunidade de testar teorias sobre a comédia em palco”, disse Sofia Bernardo que está também a doutorar-se em Estudos Artísticos, especialização em Estudos Teatrais e Performativos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

- publicidade -

Desde 1994 que começou a dedicar-se ao teatro. Os primeiros passos foram no teatro amador na sua terra, S. Martinho. Formou-se em Teatro da Universidade de Évora e, em 2002, participava na sua primeira peça, com a companhia Bruxa Teatro, também em Évora.
Também trabalhou com o Teatro das Beiras, da Covilhã, um grupo de digressão, com quem a caldense percorreu todo o país até 2007.

Nesse ano passou a dedicar-se às suas produções próprias e participa pontualmente com outras companhias.

E na verdade nunca mais parou. A atriz dá aulas e workshops e tem os seus próprios espetáculos em digressão.

Nestes mais de 20 anos de carreira “a comédia está sempre presente não só na minha vida pessoal como na profissional”, disse a autora que a partir de 2008 também começou a dedicar-se à stand up comedy. Diz que não tem a pretensão de se tornar comediante desta área, pois acha que é mais uma atriz de teatro que tem mais uma vertente, a possibilidade de também fazer stand-up.

No que diz respeito às suas criações próprias, que já são várias, Sofia Bernardo conta que aprecia juntar a área musical ao seu trabalho, tal como acontece em “Nem Famosa, Nem Falhada”, um espetáculo de comédia, um one woman show que une a comédia à música.
Sofia Bernardo também tirou o mestrado em Gestão Cultural na ESAD.CR já que na verdade em Portugal “é o próprio artista que tem que fazer, promover e vender os seus próprios espetáculos”.

Por onde tem passado, acaba por ser chamada de novo para apresentar um novo espetáculo. Orgulha-se de já ter percorrido Portugal de lés-a-lés com grupos teatrais e até com as suas criações próprias. “Creio que já representei em duas centenas de localidades, e nalgumas mais do que uma vez”, disse a atriz que há uma década que ensina teatro no Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor (CEERDL) e também ensinou Teatro no ensino articulado, no Conservatório de Música das Caldas.

Neste momento, Sofia Bernardo tem mais projetos, um deles que interliga a arte dramática com a escola e que está a ser implementado na região Oeste. Designa-se “A Escola não é um drama” e destina-se a alunos do 2º e do 3º Ciclo que “terão que resolver as dúvidas que têm sobre a escola, usando técnicas teatrais, neste atelier”, disse a atriz, disposta também a trabalhar com grupos de crianças e de jovens nas associações.

“Não tenho a pretensão de formar atores mas sim bons cidadãos, usando para tal as ferramentas do teatro”, referiu Sofia Bernardo que ainda acrescentou que os próprios professores poderão assistir ao atelier teatral. Este terá como motes “desacelarar e também ajudar a desenvolver o espírito crítico”.

Atualmente Sofia Bernardo está dedicada a escrever um espetáculo sobre a ansiedade. “E na pesquisa dei-me conta que o tipo de vida que levamos acaba por nos conduzir à ansiedade, tentando ser perfeitos e chegar a todo o lado”, referiu a autora que gostaria de estrear a peça até ao final deste ano. Na calha está um livro sobre o processo de criação e de performance ligada à comédia. “Gostaria de fazer uma edição de autor desta obra que está quase pronta”, rematou a autora que na sua investigação académica ainda se dedica ao estudo do conceito de timing na comédia. Sofia Bernardo está também a adaptar a salas não convencionais o seu espetáculo “Seja um ditatador em 10 passos”, que foi premiado.

- publicidade -