Stereossauro lança novo álbum onde cruza eletrónica com o fado

0
213
O artista caldense com a cantora e fadista Ana Magalhães, portuense que vive nas Caldas da Rainha há vários anos. Juntos dão música e voz a “Tristana”

”Tristana”, assim se chama o novo álbum de Stereossauro que será apresentado a 18 de fevereiro, nas Caldas, terra natal deste artista

Tiago Norte, artista conhecido com Stereossauro, acaba de lançar o seu novo trabalho discográfico “Tristana” e vai apresentá-lo, a 18 de março, num espaço da cidade das Caldas. “Queremos que seja algo especial, mais intimista”, referiu Tiago Norte que compôs e escreveu todos os temas deste álbum.
O artista caldense convidou para participar a cantora Ana Magalhães que, apesar de ser do Porto, já vive nas Caldas há pelo menos 15 anos. Trata-se de uma amiga sua que canta em casas de fados. Stereossauro enviou-lhe algumas melodias que ela devolveu com a sua voz.
“Vi logo que ela tinha uma voz peculiar, com um timbre muito especial”, referiu o artista que a convidou para interpretar todas as canções de “Tristana”. Juntaram-se ainda o guitarrista Ricardo Gordo e a acordeonista Sandra Baptista, que pertencia aos Sitiados. O álbum é todo em português e, segundo Tiago Norte, está tudo pronto para o levar para a estrada e para o dar a conhecer por todo o país.
“O disco tem um ambiente melancólico, soturno e até triste”, referiu Stereossauro que escreveu as canções sobre mulheres e sobretudo “sobre as dificuldades que ainda existem hoje apenas pela facto de ser mulher”. O músico lamenta que ainda haja tantas diferenças nos salários, na ascensão aos cargos de topo e nos números de violência doméstica, que atingem sobretudo as mulheres. Ainda há muitas diferenças entre os géneros”, referiu o artista.
O primeiro single de “Tristana” é “Nome de Mulher” e este fala sobre uma mulher traída mas que encara a vida de frente. “É daquelas mulheres fortes, que ninguém põe o pé em cima”, referiu o autor. Em “Batimento” aborda-se a questão sobre “o estar mal por dentro mas aparentar que se está normal”. Em “Pouca Terra” fala-se de alguém que espera a oportunidade mas ela nunca chega, deixando a pessoa numa espera sem fim.
Este novo trabalho também conta com a participação de Tamara Alves, autora da capa, que é artista plástica e ilustradora que se formou na ESAD.CR e cujo trabalho possui reconhecimento internacional.
Stereossauro é ainda autor dos sete vídeos que compõem o álbum e que vão passar nos seus espetáculos.
Stereossauro e DJ Ride formam os Beatbombers e foram duas vezes campeões mundial de scratch em 2011 e 2016.
Nos últimos anos, estes dois autores, naturais das Caldas da Rainha, têm sido convidados a parte do júri deste concurso que escolhe os melhores do mundo e que é organizado pela International DJ Association. ■