Susana Pestana lança on-line o livro “Maria” na Casa da Árvore

0
637

A caldense, educadora de infância, apresenta o seu primeiro livro, a 10 de julho, através das redes sociais. A obra foi criada, ilustrada e impressa por autoras e tipografia locais

Maria vive num país onde tudo é cinzento e as pessoas são maldispostas e teimam em olhar só para coisas feias. Todos menos a protagonista da história, que vê cor em tudo o que encontra e decide partir em busca de uma forma de voltar a fazer o seu país brilhar.
É este o mote do livro de estreia de Susana Pestana, que é educadora de infância há 20 anos e que se vai estrear no mundo dos livros, lançando “Maria, o pequeno raio de sol”, na Casa da Árvore, no sábado, 10 de julho, pelas 16h00. A sessão será transmitida via streaming.
A caldense, de 42 anos, convidou Sandra Ferreira, também das Caldas, para lhe ilustrar o livro, uma edição de autor, impressa na tipografia caldense, Gracal.

“É importante dizer às crianças que têm que acreditar em si próprias”

Susana Pestana

A educadora já esteve em jardins de infância de várias localidades do país, tendo trabalhado, nos últimos três anos no Agrupamento de Escolas de Mafra.
Tem como objetivo ficar o mais perto de casa possível sobretudo agora, que nasceu a sua primeira filha, Maria, a quem dedica esta obra.
O livro foi escrito a pensar nas crianças com quem trabalha, com idades entre os três e os seis anos, mas a autora tem recebido feedback positivo de alguns leitores com mais idade.
“Como educadora, considero fundamental passar aos mais novos a ideia de que devemos acreditar em nós próprios, num mundo que hoje está um pouco cinzento”, disse Susana Pestana, que terá ainda a história que criou contada, na sessão de apresentação, pela sua amiga, a atriz Inês Fouto, responsável pelo grupo de teatro Companhia das Cenas.
A distribuição da obra está a ser feita pela autora e ilustradora e os pedidos são muitos.
“Não faltam encomendas de pais de crianças de quem foi educadora há mais de dez anos!”, contou Susana Pestana, acrescentando que até já deu resposta a encomendas de exemplares que vieram de França.
“Está a ser muito especial pois este livro está a ser motivo de reencontro com muita gente”, disse a autora que fica igualmente feliz quando lhe pedem para assinar “Maria, o pequeno raio de sol” para as bibliotecas escolares onde já trabalhou.
Susana Pestana está feliz por “concretizar o sonho de escrever” e de, em simultâneo, “conseguir tocar outras pessoas”. ■