Teatro da Rainha e autarquia da Nazaré unem esforços para fomentar teatro na vila

0
513

O caldense Teatro da Rainha e a Câmara Municipal da Nazaré voltam a unir esforços em 2011 para proporcionar momentos de teatro aos nazarenos. Num protocolo de cooperação cultural, que será assinado em breve, a companhia de teatro compromete-se a apresentar vários espectáculos na vila piscatória e a preparar uma nova produção no âmbito do projecto de teatro comunitário que já em 2010 resultou na apresentação da peça “Zaragatas em Chioggia”.
O objectivo é reforçar o esforço que o Município tem feito para criar uma “estratégia de formação, promoção e divulgação cultural que vá ao encontro das expectativas da comunidade e que sirva, ao mesmo tempo, como factor de introdução e formação de novos públicos, bem como do despertar do interesse para produções culturais inovadoras e contemporâneas”, explica a autarquia.
No que se refere aos espectáculos a apresentar, o que está agendado é a apresentação de “O Ciúme do Enfarinhado” de Moliére nos meses de Junho, Julho e Agosto e ao ar livre. Antes disso, entre Fevereiro e Abril, o Teatro da Rainha deverá levar a cena a peça “Dramoletes 1 – O Coveiro” e Thomas Bernhard, que este ano foi apresentada nas Caldas da Rainha, em sessões para escolas e para o público geral. Ainda para crianças estão planeadas oito apresentações de “Espectáculo para a Infância”, que se deverão realizar mais para o final do ano.
Entre Março e Junho a companhia caldense vai trabalhar com a comunidade nazarena para apresentar uma nova peça de teatro comunitário, que nos finais do século XX teve alguma expressão na vila. Hoje, o gosto dos nazarenos pelas artes cénicas é ainda bem visível nas cegadas, ranchos, marchas e brincadeiras que todos os anos animam, e de que maneira, o Carnaval nazareno.
Na Nazaré o Teatro da Rainha tem ainda dinamizado aulas de artes cénicas para os alunos da Universidade Sénior.

J.F.