Teatro da Rainha estreia amanhã peça de Moliere

0
554
- publicidade -
notícias das Caldas
Fernando Mora Ramos

Amanhã, 12 de Fevereiro, pelas 21h30, o Teatro da Rainha vai estrear a peça “O Ciume do Enfarinhado” na antiga lavandaria do hospital, uma peça de Moliére que conta a história do Enfarinhado, amigo da pinga e que tem uma mulher amiga de um fidalgo. Este, por sua vez, faz-lhe a corte e ela sente-se cativada pelas suas boas maneiras, em especial porque o seu marido é um bruto e está sempre bêbado. Ainda há outras personagens como um médico e o pai da esposa do Enfarinhado que vão contribuir para adensar um conflito que, como é habitual nas farsas, acaba abruptamente antes de todos irem cear.
“O Ciúme do Enfarinhado” tem tradução de Isabel Lopes, encenação de Fernando Mora Ramos e cenografia de figurinos de José Carlos Faria. A interpretação está a cargo de Isabel Lopes, Victor Santos, Carlos Borges e Paulo Calatré.
A peça será representada entre os dias 16 de Fevereiro e 4 de Março às 15h00 para públicos escolares.

Grupo caldense estabelece parcerias com universidades

O Teatro da Rainha celebrou este ano, com a Universidade de Coimbra, um protocolo de colaboração na área de teatro que envolve a participação de responsáveis do grupo caldense numa oficina sobre o trabalho de encenação.
O encenador Fernando Mora Ramos já tinha leccionado naquela instituição a cadeira de “Escolas e métodos de encenação” e agora vão participar também Isabel Lopes – actriz, tradutora e dramaturgista – e o actor e cenógrafo José Carlos Faria.
O grupo de teatro caldense tem outras ligações ao ensino superior politécnico e universitário pois Fernando Mora Ramos dirigirá na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo), no  Porto, e pela quinta vez consecutiva, o exercício de saída dos alunos da licenciatura em Teatro que este ano consta da representação da peça de Horvath, “Histórias do Bosque de Viena”. Em simultâneo, terão uma intervenção na ESAD, a convite do coordenador do curso de Teatro, o actor Diogo Dória.
As parcerias são algo que o grupo caldense não dispensa e recentemente foram contactados para ser parceiros de um grupo croata para um projecto sobre Fernando Pessoa.
Estas intervenções, segundo o encenador, realizam-se na perspectiva de criar nas Caldas um Laboratório de Experimentação Cénica, que poderá funcionar como uma espécie de “centro de estágios” disse o responsável. Esta ideia já foi apresentada à ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, estando previsto um segundo encontro com a governante no dia 15 de Fevereiro.
O presidente da Câmara das Caldas está disponível para financiar a construção da nova sede do grupo, disse Fernando Mora Ramos.

- publicidade -

Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt

- publicidade -