O Teatro da Rainha estreou ontem, 25 de Novembro, o espectáculo “A morte do dia de Hoje”, de Howard Barker, no Teatro Helena Sá e Costa, no Porto, onde se mantém em cena até dia 28 de Novembro.
Nas Caldas, este espectáculo é apresentado de 9 a 18 de Dezembro na antiga lavandaria do Centro Hospitalar.
A companhia de teatro caldense está a trabalhar em co-produção com a companhia Assédio para esta peça.
“A Morte do dia de Hoje”, com encenação de Fernando Mora Ramos e João Cardoso, inspira-se no relato de Tucídides da destruição de uma expedição à Sicília em 413 a.C., quando o exército e a marinha atenienses sofreram uma derrota avassaladora.
Howard Barker, considerado um dos maiores escritores de teatro moderno europeu, constrói uma ficção catastrófica e uma poderosa reflexão dramática sobre a estranha sedução exercida pela catástrofe e a glória envolvida no seu relato: a inevitabilidade da destruição é reavaliada em termos do modo como é vista e do seu significado, subtilmente questionando o paradigma “sensacionalista” da sociedade contemporânea.
O espectáculo tem tradução de Constança Carvalho Homem, interpretação de Fernando Mora Ramos e João Cardoso, cenografia de Sissa Cardoso, figurinos de Bernardo Monteiro, desenho de luz de Nuno Meira, sonoplastia de Francisco Leal e assistência de encenação de Rosa Quiroga.