Teatro da Rainha promove debate sobre Abril e o PREC

0
358
Após a conversa, será apresentado “Reality Show” de Alberto Pimenta

O Teatro pós-Abril vai estar em debate na Sala Estúdio do Teatro da Rainha

 

No dia 27 de abril, às 15h00, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha decorrerá o colóquio “Teatro pós-Abril: em direto do PREC” onde vão participar Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, José Peixoto e Luís Varela.
Segue-se uma leitura encenada de “Reality Show”, poema de Alberto Pimenta que volta a ser apresentado pela companhia caldense em versão ampliada e amplificada.
Fernando Mora Ramos iniciou em 1972 uma intensa atividade de dedicação ao teatro, como ator, encenador, professor. Fundou o Centro Cultural de Évora, mais tarde Centro Dramático de Évora, e é diretor do Teatro da Rainha desde 1985.
José Carlos Faria, cenógrafo, figurinista, ator e tradutor, fez o curso de Pintura da ESBAL(1973/1978). De 1978 a 1985 trabalhou na Casa da Cultura das Caldas da Rainha. Esteve na fundação do Teatro da Rainha, em 1985, e do Cendrev, em 1990. Desenhou projetos de cenografia e figurinos para espetáculos dirigidos por Fernando Mora Ramos, Mário Barradas, Luís Varela, Gil Nave, José Peixoto, Pierre Etienne Heymann e Pedro Alvarez-Osório.
Ator, encenador, tradutor, José Peixoto tornou-se profissional com Os Bonecreiros. Esteve na equipa inicial do Centro Cultural de Évora e é co-fundador do Teatro da Rainha. Esteve na direção do Teatro Malaposta de 87 a 99, colaborou com o Teatro Municipal de Almada e com o Novo Grupo. Professor na ESTC, leccionou Interpretação e Teoria e Prática da Encenação. É co-fundador do Teatro dos Aloés. Luís Varela foi ator no Grupo Cénico da Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa e no Grupo de Ação Teatral. Esteve na fundação do centro Cultural de Évora, tornando-se aí encenador e diretor da Escola de Formação Teatral. “Reality Show”, de Alberto Pimenta, foi originalmente publicado em 2011.
O reality show, neste caso, é um “teatro da guerra”, alegoria sobre os destinos de uma humanidade em queda.
Em cena estarão Fernando Mora Ramos, José Carlos Faria, Fábio Costa, Nuno Machado (bateria) e Tiago Moreira (guitarra e corneta).■