“Tempo ao Espaço” na Casa Bernardo

0
966

No dia 17 de Janeiro realizou-se o “Tempo ao Espaço”, uma exposição de arte contemporânea na Casa Bernardo. O evento durou uma noite e contou com actuações de 11 artistas (alunos, ex-alunos e professores da ESAD) que apresentaram performances, concertos e exposições de vídeo.
“Tempo ao Espaço” partiu da iniciativa de Bruno de Marco, ex-aluno da ESAD, que convidou os outros autores para a exposição. Trabalharam todos em conjunto na organização e o resultado foi alvo de elogios por parte de um público heterogéneo que durante o fim de tarde e a noite daquela quinta-feira por lá passou.

Bruno de Marco apresentou uma performance em vídeo, em que trabalha com objectos que existem em espaços abandonados, como casas e fábricas de faiança das Caldas.
Joel Sousa apresentou uma performance musical, com um som que vinha da cave e que fazia abanar a casa. Gil Ferrão interagia com esculturas feitas pelo próprio e propunha que o público fizesse o mesmo. Já Vicente Mateus também apresentou uma performance musical de percussão com improvisação.
Entre os participantes estavam ainda Filipa Jesus, Rita Almeida, Rui Cipriano, Sebastião Casanova, Matilde Frade, André Vaz e Teresa Luzio.
Pelo evento passaram dezenas de pessoas. Bruno de Marco referiu que o objectivo ao organizar esta exposição era “destruir barreiras como onde se inicia o papel do espectador e o do artista, quem entrava pertencia à exposição”.
O mentor da iniciativa agradeceu os vários apoios, especialmente da Casa Bernardo, por permitir que eventos destes se realizem nas Caldas. 

 

Gazeta das Caldas
A exposição colectiva foi efémera – durou apenas uma noite. | D.R.