Trio da região com Júlia Valentim nos Capristanos

0
713
Gazeta das Caldas
Rodrigo Correia é o líder do trio formado com o beneditense Miguel Mateus e o bombarralense João Almeida |DR

Rodrigo Correia é um contrabaixista bombarralense (do Carvalhal) que tem 18 anos e que é um virtuoso instrumentista, que também toca guitarra. Tem um grupo musical chamado Rodrigo Correia Trio que este ano se irá apresentar com a conhecida cantora Júlia Valentim no café Os Capristanos.
O jovem começou a tocar contrabaixo aos 10 anos, quando se inscreveu no Conservatório de Música das Caldas. Na altura até queria era tocar guitarra, mas como as vagas estavam preenchidas acabou por ir para o contrabaixo.

Recentemente juntou-se com Miguel Mateus (piano), da Benedita, e João Almeida (bateria) também do Bombarral e formaram o trio, que pretende tocar um jazz moderno e fazer “uma reedição de temas conhecidos”, dando-lhes uma nova roupagem.
Este trio já actuou, por exemplo, no Café-Concerto do CCC, mas também no Coreto do Parque D. Carlos, em Junho, num concerto integrado na programação do Caldas Anima.
Rodrigo Correia participou nas duas edições anteriores da Big Band do Caldas Nice Jazz e só não se inscreveu nesta terceira por falta de tempo. “Acho que é uma iniciativa que deve continuar”, disse o jovem, elogiando os formadores.
Este ano o trio estreia-se no cartaz do festival de jazz caldense, com expectativas “elevadas”.
O facto de tocarem com Júlia Valentim, “uma figura da cidade”, dá novos recursos ao grupo, que pode entrar em registos diferentes. “É um elemento de equilíbrio”, afirmou Rodrigo Correia, adiantando que vai levar a guitarra eléctrica para também tocar no concerto.
Mas igualmente o local é relevante: o concerto será no café Os Capristanos, junto ao terminal rodoviário da cidade, o que significa que quem chegar às Caldas de autocarro àquela hora vai deparar-se com um concerto de jazz. “É um local emblemático e bastante bonito”, fez notar o músico.