Turma do 8º ano da escola da D. João II vence prémio nacional Ler+BES

0
423

“Em cada livro: uma pessoa única…” diz a legenda que acompanha a fotografia vencedora do concurso nacional Ler + BES – Concurso de Ideias, na categoria 3º ciclo, que é da autoria da turma do 8º A, da escola D. João II.
Embora o concurso se reporte ao ano lectivo anterior, o prémio foi entregue na passada segunda-feira, 21 de Setembro, por Fernando Pinto Amaral, do Plano Nacional de Leitura (PNL), e Eduardo Gonçalves, do BES, à agora turma do 9ºA.
Perante a turma vencedora, o coordenador do PNL sublinhou os benefícios “embora muitas vezes não imediatos” da leitura, que pode ser feita das mais diversas formas, inclusive recorrendo às novas tecnologias. O responsável exortou os jovens a seguir a área pela qual têm maior gosto, destacando que o ano que agora frequentam é decisivo nas suas vidas, podendo mesmo condicionar as suas carreiras.

O representante do banco que patrocina Cristiano Ronaldo contou que tem encontrado muitos outros “craques” pelas escolas que tem visitado no país e que são jovens que se distinguem nas mais diversas áreas. Incentivou os alunos caldenses a ler, realçando que “as pessoas que não lêem, pouco ou nada aprendem”.
Também a professora de língua portuguesa, Elsa Norte, manifestou o seu orgulho pelo trabalho desenvolvido pelos jovens. “É uma turma que sabe colaborar, unir esforços e corresponder aos desafios”, disse, incentivando-os a continuar a manter o grau de exigência elevado a que já a habituaram.
A docente integra o grupo de professores do terceiro ciclo de Língua Portuguesa da D. João II e tem vindo a desenvolver várias actividades no âmbito do PNL.
“Tem havido um grande investimento da nossa parte nas actividades de leitura”, sublinha Elsa Norte, especificando que desde o quinto ano que todo o departamento de Língua Portuguesa se debruça sobre PNL e que “é bom ver frutos disso”. Para a docente, esta distinção é um grande incentivo para os alunos e para a escola e a prova de que “responder aos desafios acaba por trazer benefícios e uma grande motivação para a leitura”.
Briana Manuel, uma das alunas que integrou o 8ºA, destacou que foi fácil avançar com o projecto para o concurso, dado que a turma “é muito criativa”.
O concurso consistia em fazer uma fotografia alusiva à Semana da Leitura, que decorreu em Abril. “Tirámos várias fotos, mas escolhemos aquela em que aparecem mais pessoas”, disse a jovem, frisando que a escolha foi feita por mútuo acordo.
Briana Manuel salientou ainda a importância da leitura porque é uma maneira de “aprendemos muitas coisas”.