Uma vez por mês haverá poesia no Teatro da Rainha

0
960

“Diga 33- Poesia no Teatro” é como se designa o conjunto de sessões de poesia que vai ter lugar no estúdio do Teatro da Rainha e que será programado pelo poeta e colaborador da Gazeta das Caldas Henrique Fialho.
Este ciclo poético terá início a 16 de Janeiro pelas 21h30 e vai contar com a presença de Nuno Moura (autor e editor nas editoras Mia Soave e Douda Correria) e de João Paulo Esteves da Silva (músico, autor, tradutor).
A ideia de organizar um ciclo de poesia no Teatro da Rainha “surgiu de uma vontade de explorar territórios pouco explorados, fazer-lhes o reconhecimento e dá-los a conhecer”, informa nota de imprensa sobre a iniciativa. Propõe-se, numa fase inicial, uma digressão pela poesia contemporânea portuguesa. “Queremos ouvir poetas e editores, queremos tentar perceber como mantêm viva a chama de Orfeu numa época em que a vertigem de imagens parece deixar pouco espaço à palavra”, prossegue a mesma nota.

Uma vez por mês, “Diga 33- Poesia no Teatro” vai contar com um poeta e um editor de poesia, “ou alguém que seja ambas as coisas, ou alguém que, não sendo nenhuma delas, insista em escrever como se fosse poeta e em publicar como se fosse editor”, acrescenta-se no mesmo documento. Nas sessões deste ciclo será privilegiado o contacto directo e informal através da conversa, do diálogo, da partilha de histórias e, sobretudo, da escuta de poemas.
Henrique Fialho, o responsável pelo projecto onde a poesia é rainha, assina na Gazeta a coluna de opinião Intervalo Doloroso.

Às terceiras terças-feiras de cada mês, às 21h30
16 de Janeiro: Nuno Moura (autor e editor nas editoras Mia Soave e Douda Correria) e João Paulo Esteves da Silva (músico, autor, tradutor)
20 de Fevereiro: Paulo da Costa Domingos (autor e editor na Frenesi)
20 de Março: manuel a. domingos (autor e editor na Medula)
17 de Abril: Carlos Alberto Machado (autor e editor na Companhia das Ilhas)
15 de Maio: Miguel-Manso (autor) e Pedro Mexia (autor, crítico, coordenador da colecção de poesia da Tinta-da-China)
19 de Junho: Miguel de Carvalho (autor, livreiro antiquário, editor na Debout Sur L’Oeuf)
17 de Julho: sessão de homenagem a Rui Costa, com a presença de André Corrêa de Sá, Margarida Vale de Gato, Cláudia Souto e de Vasco David, editor na Assírio & Alvim
18 de Setembro: Helena Vieira (editora na Mariposa Azual, organizadora da antologia “Voo Rasante”)
16 de Outubro: m. parissy (autor e editor na volta d’mar) e Jaime Rocha (autor)
20 de Novembro: Recital
18 de Dezembro: Ventilan (concerto de Natal)