
Uma visita às torres e outra a espaços emblemáticos do monumento cisterciense, são as propostas do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça para comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na próxima quarta-feira, dia 18 de Abril.
A primeira proposta, a visita às torres do Mosteiro, decorre às 10h00, às 14h30 e às 16h00 e carece de inscrição prévia, que deve ser feita pelo tel. 262505120. Esta é uma actividade limitada a 15 participantes por sessão.
Já a segunda segue o mote da efeméride – “Do património mundial ao Património Local” – e inclui uma visita à Capela do Desterro, à Sacristia e à Capela do Relicário. Os participantes vão ainda poder saber mais sobre a zona envolvente ao monumento, nomeadamente os locais com influência ou traça cisterciense. Esta actividade repete-se às 10h30 e às 14h30, destinada a alunos do 2º ciclo de ensino e público em geral.
Percurso pela costa atlântica do concelho de Óbidos
Um percurso pela costa atlântica de Óbidos é a proposta deste município para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob a temática “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.Os serviços de Arqueologia e de Arquivo Histórico irão dinamizar a iniciativa, que se realiza a 21 de Abril e se intitula “A Orla Costeira de Óbidos: outros patrimónios”. Os participantes terão a possibilidade de caminhar entre a Praia da Rocha do Gronho até à Praia dos Olhos de Água, e saber mais sobre o património geológico, paleontológico e arqueológico, ao mesmo tempo que contemplam a paisagem natural. Será distribuída uma pequena brochura alusiva ao tema.
O percurso é gratuito e terá início na vila de Óbidos, com concentração no Posto de Turismo às 9h30, terminando por volta das 12h30.
Por motivos de transporte será necessário a inscrição prévia dos participantes no Posto de Turismo de Óbidos, através do tel. 262959231 ou do correio eletrónico: posto.turismo@cm-obidos.pt. A organização recomenda o uso de vestuário e calçado adequado.
Visitas guiadas e sessões de poesia em Peniche
Em Peniche são várias as iniciativas que decorrem entre 18 e 20 de Abril dedicadas ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.
No dia 18, pelas 16h00, terá lugar uma visita guiada aos núcleos “Pesca e Construção Naval” e “Resistência Antifascista”, da exposição de longa duração do Museu Municipal de Peniche. A visita é gratuita, mas necessita de marcação prévia, através do tel. 262780116 ou museu@cm-peniche.pt, estando limitada a 30 pessoas.
Na Atouguia da Baleia serão feitas, às 10h00 e 15h00, visitas guiadas à exposição “Centro Interpretativo da Atouguia da Baleia: um projecto museológico participativo” e ao centro histórico daquela vila. As visitas, gratuitas e com uma capacidade máxima de 20 pessoas, carecem de marcação prévia através do tel. 262758644 ou raquel.janeirinha@cm-peniche.pt.
Entre as 14h00 e as 17h00 também haverá visitas guiadas ao farol do Cabo Carvoeiro.
No dia 20 de Abril, pelas 21h30, decorrerá uma sessão de poesia intitulada “Da cadeia do Forte de Peniche à poesia de Abril: Patrimónios (i)materiais da Liberdade”, integrado no projecto “A poesia anda por aí”. A actividade terá lugar no salão nobre da Fortaleza de Peniche, tendo como enquadramento a exposição “25 de Abril de 1974 – 20 fotografias”. A entrada é gratuita.
Durante estes dias será também possível conhecer as igrejas do concelho de Peniche. A entrada é livre e os interessados poderão obter mais informações através do site www.cm-peniche.pt, do tel. 262758644 ou do e-mail raquel.janeirinho@cm-peniche.pt
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt