Visitas na cidade celebram património natural e construído

0
505
“Jardins de Água” de Ferreira da Silva será um dos espaços com visita guiada

Visitas guiadas e conversas vão marcar as jornadas nas Caldas

Em 2023, as Jornadas Europeias do Património dedicam-se ao Património Vivo e a associação Património Histórico (PH) tem três percursos pelas Caldas para dar a conhecer o seu património. A 22 de setembro, às 18h00, Joana Beato Ribeiro guiará o percurso “Um assistente da Rainha D. Leonor: patrimónios da ação de Fernando da Silva Correia”, com início no estacionamento do Parque.
A 23 de setembro, às 14h30, Margarida Araújo guiará o percurso “Marcas da cerâmica na cidade”, com início na Estação de Caminhos de Ferro.
Também no sábado, dia 23, às 17h00, Isabel Xavier orientará a visita aos “Jardins da Água de Ferreira da Silva: o património contemporâneo em perigo”. Os percursos são livres e de inscrição opcional através dos contactos ou das redes sociais caldas.ph@gmail.com ou do telm. 917479486.
No dia 23 de setembro, entre as 10h00 e as 11h00 vai realizar-se uma iniciativa que inclui percurso e conversa sobre a Estufa do Parque D. Carlos.
Será feito um percurso entre a Casa dos Barcos (ponto de encontro) e que culminará na Estufa que vai abrir as suas portas ao público especificamente para este evento, incluido na programação das Jornadas do Património da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo, Coto e S. Gregório e também da Ativista por Natureza.
A conversa será guiada por Sandra Roda, que partilhará a história deste espaço ecológico. A autora lança ainda o desafio à população que queira partilhar as suas memórias sobre este espaço, que já foi central no Parque e na vida social da cidade. As inscrições podem ser feitas em: ativistapornatureza@gmail.com ou basta aparecer para participar. Nesse dia, entre as 11h30 e as 12h30, decorrerá o workshop “Desenho Eco ativista” que vai partir da descoberta das plantas espontâneas que coabitam com as plantas cultivadas da estufa, que serão identificadas e registadas num cartaz. A inscrição no workshop custa 10 euros e pode ser feita em ativistapornatureza@gmail.com