“Asas para que vos quero” é como se designa a quarta peça da colecção Autor/Gazeta das Caldas e que é da autoria de Vítor Reis. Esta obra é feita em grés, parcialmente vidrada, em forma de caixa e na parte superior tem duas asas modeladas.
O autor de 38 anos é artista plástico, formado na ESAD e explicou que a peça alude ao dito popular “asas para que vos quero” e que se utiliza para uma situação de fuga. Segundo o autor subentende-se também o significado de “ter asas para sonhar”.
Este autor é escultor e quando questionado sobre as diferenças entre trabalhar o barro e a pedra, um das matérias de eleição, explica que enquanto a escultura “requer muito tempo e recursos” o barro “é mais imediato, funciona quase como uma extensão do pensamento, como acontece também com o desenho”. Embora o processo na cerâmica seja também muito faseado e muito técnico, a parte da materialização pode ser muito mais imediata, e isso é muito entusiasmante para quem produz ideias.
Vítor Reis está agora a desenvolver um novo projecto que designou “Retratos de perfil em grés, com vidrados personalizados”. O que o autor faz é tirar uma fotografia de perfil do interessado, de maneira a manter todas as linhas reconhecíveis.
“A imagem obtida é reproduzida numa lastra de grés, que será posteriormente cozida uma primeira vez, para “densificar” a pasta e uma segunda e última vez para vidrar a pintura personalizada”, explicou o autor.
Para mais informações sobre o trabalho em cerâmica deste artista plástico consultar a página do Facebook Cerâmica – vítor reis.
“Asas para que vos quero”, a quarta peça da colecção Autor/Gazeta das Caldas, é numerada pela autor e está à venda por 25,50 euros para os assinantes da Gazeta das Caldas e 30 euros para não assinantes. Aceitam-se inscrições para a sua aquisição pelo email: gazeta@gazetadascaldas.pt
N.N.