Personagem bordaliana que simboliza o Povo dá agora mote ao concurso de BD organizado pela Biblioteca caldense
Zé Povinho dá tema ao 3.ª Edição do Concurso Jorge Machado-Dias, organizado pela Câmara das Caldas, através da Biblioteca Municipal. A figura icónica, que representa o povo e que foi desenhada por Rafael Bordalo Pinheiro assinala, em 2025, os seus 150 anos.
O concurso de banda desenhada irá decorrer entre os meses de janeiro e março de 2025 e pretende-se com esta iniciativa desenvolver a prática das Artes Visuais e estimular a imaginação e a criatividade, assim como, possibilitar a descoberta de novos talentos.
Paralelamente ao concurso, irão decorrer vários workshops dinamizados por autores de Banda Desenhada, para complementar e a enriquecer os conhecimentos dos jovens sobre a chamada 9.ª Arte.
O autor do design do cartaz de divulgação deste ano, é Leonardo Pinto (natural de Pombal) que obteve o 1.º lugar (2.º escalão), na 2.ª Edição do Concurso de Banda Desenhada. Na segunda edição deste concurso o tema foi a Liberdade e, na sequência do concurso, realizaram-se três oficinas de banda desenhada. Cada concurso inclui uma mostra final dos trabalhos e a edição da revista Pedra Pomes que compila os trabalhos. Este concurso foi lançado pela Câmara Municipal das Caldas em 2022 com o objetivo de perpetuar o nome de Jorge Machado-Dias (que foi colaborador da Gazeta das Caldas) e que doou a sua biblioteca particular de banda desenhada à Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. ■