Zeca Afonso continuará a ser celebrado com eventos em 2024

0
555

No dia 30 de setembro, Irene Pimentel e Manuel Alegre vêm às Caldas falar sobre a resistência no canto

O auditório da Expoeste recebe, no próximo sábado às 21h00, mais uma iniciativa da Associação Zeca Afonso das Caldas. No dia 30, os convidados serão Irene Pimentel, Manuel Alegre, Manuel Freire e Francisco Fanhais para uma conversa, de entrada livre, sobre o canto “ser uma ferramenta de resistência anti-fascista”, disse Élia Mendonça, uma das organizadoras da AJA – Núcleo das Caldas.
Segue-se uma nova iniciativa, que será acolhida a partir de 14 de outubro, no Museu do Hospital e que será constituída por fotografias de Zeca Afonso captadas nas Caldas da Rainha. As imagens são de José Nascimento e foram captadas na cidade e nas Festas da Amnistia e da Amizade.
A 11 de novembro, o S. Martinho será celebrado com castanhas e água pé, num convívio que terá lugar nos Silos e que visará também assinalar os 50 anos do álbum “Venham mais Cinco”. Vai estar presente José de Santa-Bárbara, autor da capa daquela canção assim como outros convidados como Abel Rosa e João Carlos Calixto.
Para 2024, ano em que serão assinalados os 50 anos da Revolução dos Cravos, já há vários eventos que foram acordados entre a AJA – Caldas e o CCC e que incluem um mini-ciclo de cinema com filmes sobre Abril. Serão exibidos “48”, o documentário de Susana Sousa Dias, “Rosas de Ermera”, de Luís Filipe Rocha e os Os Índios da Meia-Praia, de António da Cunha Telles.
Será também da responsabilidade do grupo o concerto do dia 25 de Abril, que decorrerá no CCC e que juntará João Afonso, Luís Pastor e Uxia.
No dia 16 de março, o AJA das Caldas apresentará uma escultura 3D em cerâmica que será feita pelos irmãos Constantino onde estará representado Zeca Afonso. A apresentação decorrerá no café-concerto. Estão previstos mais eventos como lançamentos de livros, idas de autores às escolas e atuações. A 5 fevereiro de 2024, o aniversário da Festa da Amizade será assinalado no café-concerto com uma tertúlia e declamação livre da poesia de Zeca Afonso. ■