Zeca Afonso em concertos e a fazer termas nas Caldas da Rainha

0
920
A pedido de Zeca, fotografou-o para um dos seus álbuns. José Nascimento retratou-o também no Hospital Termal
- publicidade -

O cantautor sempre teve muitos amigos por cá. José Nascimento fotografou-o em várias ocasiões

O Museu do Hospital e das Caldas acolhe, desde 14 de outubro, a exposição de fotografia “Zeca nas Caldas”, constituída por fotografias de José Nascimento. Esta é mais uma iniciativa do programa “O Que Faz Falta – Celebrar José Afonso” organizada pela AJA e que documenta a presença de José Afonso nas Caldas.
É longa a ligação do cantautor com a cidade termal. Tinha muitos amigos caldenses, vinha regularmente a partir dos anos 70 e não só veio atuar em concertos – como da Amnistia e na Festa da Amizade – como fez tratamentos no Hospital Termal.
“Tínhamos uma relação de amizade muito forte, do tipo familiar”, disse José Nascimento, casado com Élia Mendonça e cujo pai já era muito amigo do cantor.
Zeca Afonso chegou a pedir a José Nascimento que lhe tirasse fotos para constar no interior da capa do álbum “Fura Fura”. E assim aconteceu conforme se pode comprovar nesta mostra, patente até 29 de outubro, no Museu do Hospital e das Caldas.
A paixão de José Nascimento pela fotografia deu-se por volta de 1972, altura em que foi oferecida uma máquina Pentax por um dos seus irmãos. O caldense passou a acompanhar Zeca Afonso em muitos concertos, quer fossem de comboio até Lisboa para o primeiro atuar na Aula Magna quer fosse para assistir a atuações em Óbidos com Zeca Afonso a cantar em cima de uma camioneta. Foi também o fotógrafo oficial na festa da Amnistia que decorreu em 1982 na Escola Rafael Bordalo Pinheiro e que tinha como objetivo auxiliar os presos políticos. No ano seguinte realiza-se a Festa da Amizade, destinada a reunir fundos para o tratamento da doença de Zeca Afonso nos EUA. “Foi um dos últimos concertos onde ele ainda cantou”, disse o fotógrafo, que fez questão de recordar que o Pavilhão da Mata foi pequeno para todos os que quiseram assistir e fazer parte deste momento solidário para com o cantor. Para José Nascimento, as suas fotografias “são documentos de três grandes momentos de Zeca nas Caldas”. ■

- publicidade -