A-dos-Francos parte para a nova época com aspirações renovadas

0
355
A equipa apresentou-se com uma vitória sobre as Sub-19 do Benfica

Equipa tem reforços cirúrgicos e aponta à passagem à 2ª fase

O A-dos-Francos apresentou a equipa sénior aos adeptos no Campo das Barreiras, numa partida contra as Sub-19 do Benfica que as caldenses venceram por 1-0, com golo de Maria Pimenta. Bruno Francisco inicia a segunda época completa no clube e destaca o crescimento do projeto, apontando o primeiro objetivo para a qualificação para a segunda fase da 3ª Divisão nacional.
“Partimos com o mesmo rigor e ambição da época passada, cientes que a responsabilidade aumentou, porque 90% do plantel da época passada ficou e conseguimos contratar poucas atletas, mas para as posições que mais necessitávamos”, destaca o Bruno Francisco.
A equipa estreia-se a 1 de outubro, no Campo Luís Duarte, que continua a ser a casa da equipa, com objetivos bem definidos. “Vamos querer ganhar todos os jogos, sabendo que temos que trabalhar muito para isso e que não há vitórias antes de jogar”, afirma.
Na época passada, a equipa venceu a sua série de forma praticamente imaculada, mas saídas e lesões em jogadoras-chave e alguma inexperiência condicionaram o desempenho na segunda fase, que mesmo o técnico considera positiva. “Tivemos boa postura, ambição e em vários jogos perdemos no pormenor. Acredito que, se conseguirmos passar a primeira fase, e é esse claramente o objetivo, temos equipa e soluções para olhar a segunda fase com outros olhos”, garante.
De resto, o projeto de Bruno Francisco, apoiado pela direção do clube, passa por “tentar reerguer o clube, que esteve na 1ª Divisão, e aos poucos dar melhores condições às atletas”.
Esse trabalho já está a dar frutos nesta temporada, em que o A-dos-Francos vai juntar às equipas sénior e de Sub-19, que já tinha, uma nova de Sub-15. “Queríamos também abrir as Sub-17, talvez para o ano consigamos, mas estou contente porque algumas destas meninas podem, no futuro, chegar à equipa sénior com vários anos de futebol”, realça.
Aumentar a base de recrutamento através da formação é imperioso numa região onde o futebol no feminino está ainda pouco desenvolvido e, nesta fase, é difícil ao clube trazer novas jogadoras.
Para o desenvolvimento do projeto Bruno Francisco destaca a chegada de Sérgio Camacho para a coordenação técnica, e para seu adjunto na equipa principal. “É uma pessoa cuja experiência fala por si, nunca esteve no futebol feminino, mas está muito contente por estar connosco. É alguém que traz uma maturidade diferente ao projeto, tem um papel de referência e estamos muito contentes com o que está a trazer”, realça Bruno Francisco.
O técnico destaca a envolvência que o projeto está a recuperar junto das gentes de A-dos-Francos e espera que se estenda ao concelho. ■