AD Óbidos culminou época com inauguração da sede na Amoreira

0
444
Telmo Bernardino corta a fita na companhia dos presidentes da AF Leiria, da Câmara de Óbidos e da Junta da Amoreira

Clube tem três anos e na próxima época vai ter todos os escalões no futsal, com a criação de equipas de juniores e de seniores

A Associação Desportiva de Óbidos fez no passado domingo o encerramento da temporada 2023/24 com um momento importante para a vida da coletividade: a inauguração da nova sede social, na Amoreira.
“Era uma necessidade que nós tínhamos, ter um espaço físico para receber os pais e os atletas, para termos aqui a documentação e as nossas reuniões”, conta Telmo Bernardino, presidente da AD Óbidos.
O espaço fica situado na Amoreira, era o antigo edifício sede da Junta de Freguesia, que o cedeu de forma graciosa para usufruto da associação. “Temos que agradecer muito ao presidente José Pedro Horta por nos terem disponibilizado o espaço, além de não termos despesas também nos emprestam uma carrinha de nove lugares para o transporte nos jogos, o que também é importante”, salientou Telmo Bernardino.
Diogo Tavares, também diretor do clube, realça que já era necessário um espaço que, “não sendo nosso, temos a gestão absoluta dele em termos de horários e podemos usufruir dele”, acrescentando que as reuniões de preparação da nova época já decorreram ali. A localização tem ainda vantagem de se situar entre os dois pavilhões que a AD Óbidos utiliza, o Pavilhão Municipal e do Furadouro, o que facilita a logística.
Este é mais um passo importante no cimentar do projeto da AD Óbidos. “É mais uma etapa concretizada na vida da AD Óbidos, um sinal de que a direção está a trabalhar bem. Temos os pés bem assentes na terra, cientes das dificuldades que passamos diariamente, mas com estas ajudas das Juntas de Freguesia, da Câmara de Óbidos e principalmente dos pais dos atletas estamos a conseguir desenvolver o nosso projeto”, sublinha Telmo Bernardino.
“Em três anos temos desporto de lazer, competitivo e desporto de formação, com os dois géneros, e estamos muito satisfeitos por termos conseguido fazer aquilo a que nos propusemos neste curto espaço de tempo”, refere Diogo Tavares.
Para sublinhar esse trabalho, na quarta temporada do clube nas competições distritais de futsal, a AD Óbidos vai ter todos os escalões, com o lançamento das equipas de juniores de seniores, que vão permitir aos atletas formados no clube dar continuidade ao seu processo de formação.
A equipa sénior é construída com ambição. Terá um plantel experiente, mas com 70% de jogadores que residem no concelho obidense. “Há muita qualidade aqui, mas são jogadores que estavam espalhados por outras equipas e por outros concelhos”, refere Telmo Bernardino. Xá Morais será o treinador e é mais um argumento da ambição do projeto. “Tem a nossa mesma maneira de pensar. Quando eu e o Diogo falámos da equipa sénior, o nome dele foi o primeiro a surgir, não pensámos que aceitasse, mas ele ouviu o projeto e disse que era a cara dele”, conta Telmo Bernardino, acrescentando que o objetivo na 1ª Divisão distrital só pode ser um “subir, apesar de sabermos que não será fácil”.
Na inauguração, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, disse ter ficado satisfeito quando soube que o clube teria a sua sede na Amoreira, “pelo crescimento exponencial que esta associação tem tido”, elogiando o papel “da direção, dos atletas e dos pais, que acreditam no projeto”, e da Junta de Freguesia, “por disponibilizar o espaço, contribuindo assim ativamente para a atividade física no concelho”. O presidente da Junta da Amoreira, José Pedro Horta, desejou “sucesso” ao clube que passa a estar sediado na freguesia. Presente esteve também o presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes, que salientou “a grande dinâmica” que a AD Óbidos tem tido, mas também o ecletismo que demonstra. “É importante haver variedade, porque é nela que está a riqueza e a evolução dos nossos jovens, por terem opções de escolha nas atividades que podem desenvolver”, afirmou. ■