AF Leiria suspende realização de taças distritais em 2020/21

0
419
Competições oficiais de futebol e futsal são retomadas durante este mês | Arquivo

A Associação de Futebol de Leiria apresentou, esta semana, aos filiados o Plano de Retoma da Competição Sénior de futebol e futsal. Para além das várias medidas relativas ao controlo da pandemia, a entidade que rege o futebol distrital optou por suspender a realização das taças distritais, sendo esta uma das grandes novidades do documento.
O “início mais tardio das provas oficiais, a exiguidade de datas e a necessidade de ter estrategicamente datas livres para a eventual realização de jogos adiados” são as razões apontadas para aquela decisão.
Preocupada com as dificuldades financeiras dos clubes, a associação determinou uma redução de 50% nas taxas de jogo de futebol e futsal, “enquanto não houver a possibilidade da presença de público nos jogos, com data limite até 31 de Dezembro”.
A entidade liderada pelo caldense Manuel Nunes decidiu, por outro lado, manter as datas de início de provas constante no Comunicado Oficial nº 29 de 16 de Setembro, que previam o arranque da Divisão de Honra distrital de futebol a 18 de Outubro, da 1ª Divisão distrital uma semana depois.
No futsal masculino, a Divisão de Honra arranca a 24 de Outubro, enquanto a 1ª Divisão tem a 1ª jornada marcada para uma semana depois.
No futsal feminino, o Torneio Aberto começa no próximo dia 30 de Outubro, ao passo que o Distrital abre a 28 de Novembro, devido à disputa das provas nacionais.

CRIADO GABINETE DE APOIO

Por outro lado, a Direcção da AF Leiria, na reunião do passado dia 15 de Setembro, deliberou no âmbito da prevenção da covid-19, criar um Gabinete de Apoio aos Clubes filiados para assuntos relacionados com a pandemia. Nesse gabinete inclui-se um médico, um vice-presidente da AF Leiria e o secretário-geral da instituição.
Foi ainda elaborado um modelo de plano de contingência que será remetido a todos os clubes que o queiram adaptar nesta fase de pandemia.