Sair do Sporting Clube das Caldas para o Sporting Clube Portugal é, certamente, um passo gigante. Que o diga Afonso Reis que, com 17 anos, que vai aprender e ajudar no emblema verde e branco, de regresso 22 anos depois ao voleibol: “Não podia estar mais contente por vestir as cores do Sporting CP, o meu Clube desde nascença”. Espero dar muitos títulos ao Sporting CP e acho que estar ao lado de grandes estrelas, muitas delas da Selecção Nacional, com muitos anos de voleibol e presenças nos Jogos Olímpicos, é uma das razões que aumentou a minha felicidade. Vou aprender muito ao lado deles e espero evoluir, esperando que a minha presença no Sporting CP seja longa”.
Apesar da juventude, Afonso tem sido dado como uma promessa da modalidade, sendo chamado à Seleção Nacional. Diz que pode acrescentar “criatividade”, mas quer ‘beber’ o máximo de experiência possível: “Comecei a jogar aos seis anos. Também me dedico ao voleibol de praia, integro as Selecções Nacionais desde os 12 anos e vou a estágios e competições internacionais. Sou distribuidor como o Miguel Maia e espero dar criatividade e juventude à equipa, de forma a competir o melhor possível”.
Perguntámos ao distribuidor como será competir pelo lugar com Miguel Maia e o jovem exibiu-se honrado pela oportunidade, daquele que sempre foi um jogador que se habituou a admirar: “O Miguel foi sempre para mim o melhor jogador de voleibol português e internacionalmente também é muito reconhecido. Sempre o “tomei” como uma referência e ainda o faço nos dias de hoje”.