Alcobaça CC apresentou equipas para nova época

0
731
Notícias das Caldas
D.R.

A apresentação das equipas do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola para a presente época teve lugar no passado domingo, no decorrer de um almoço convívio, na sede do Clube, e marca o início de mais uma época desportiva para as equipas que correm de azul e amarelo. A formação continua a ser a aposta do Clube que na presente época vai competir nos escalões de Escolas, Cadetes e Juniores.
“Partimos para a nova época sem metas pré-definidas pois o nosso objectivo é dar o nosso melhor e criar condições às crianças e jovens para que possam praticar a sua modalidade desportiva preferida. Queremos fazer do ciclismo uma escola de formação de valores humanos e desportivos e a nossa principal ambição é que os atletas sejam alegres e felizes a praticar esta popular modalidade”, uma convicção partilhada pela Direcção e equipa técnica.

Na base de todo o projecto desportivo do Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola vai continuar a equipa de Escolas, constituída por atletas dos 5 aos 14 anos, seguindo-se depois os escalões de início à competição, Cadetes para atletas de 15 e 16 anos e o escalão de Juniores destinado a atletas de 17 e 18 anos.
“As equipas são constituídas preferencialmente por atletas formados no Clube, por outros praticantes sem experiência que fomos recrutar, e por mais alguns atletas que se quiseram juntar-se a nós, mas onde a formação é a aposta principal. Para nós, o mais importante é o crescimento individual e colectivo dos nossos ciclistas, queremos que todos aprendam as técnicas da modalidade e desenvolvam as suas aptidões dando a uns a possibilidade de praticarem ciclismo e a outros, os que apresentam maior capacidade, condições para a progressão rumo aos escalões maiores do ciclismo. Para lhes proporcionar essas condições temos um staff técnico que reúne uma pluralidade de saberes, com um treinador, um mecânico, fisioterapeuta, nutricionista e massagista”.
“Acreditamos nas capacidades dos nossos corredores, tanto mais que temos na equipa o nosso atleta de formação, Pedro Lopes, que na época de 2016 conquistou o estatuto de melhor júnior de 1º ano, e acreditamos que este ano poderá estar na sua melhor forma e conquistar bons resultados, o que será bom para o próprio e para o Clube. Porém temos que ser humildes pois não somos vencedores à partida, e as contas só se fazem no final da época, pelo que partimos com a certeza de que temos pela frente muito trabalho, esforço e dedicação numa época cuja preparação se iniciou no passado mês de Novembro, com o início dos treinos regulares.
Na equipa de Juniores permanece de Pedro Lopes, apesar de ter sido convidado por várias equipas quis ficar mais um ano no Alcobaça Clube de Ciclismo/Crédito Agrícola e continuam ainda Gonçalo Aranha, Carlos Rosa, Gonçalo Silva e Bruno Mendes que subiu de escalão e entram de novo Bernardo Santos e Guilherme Mota, um atleta de formação de BTT, da equipa de Marrazes e que enveredou por fazer as provas de estrada na equipa de Alcobaça, ele que no ano passado conquistou o estatuto de melhor atleta de XCO no seu escalão. Em femininos, contam-se as atletas Juniores Mariana Carvalho e Diana Fortes.
Na equipa de cadetes continuam Daniel Fortes, José Madeira, Henrique Fróis, Julian Espinoza e Carlos Fernandes e entram Gabriel Casal e Daniel Prata.
No escalão de Escolas, um projecto permanentemente aberto, continuam Diogo Sousinha, Gonçalo Santo, Tiago Santos, Tomás Garcia, Amílcar Madeira, Ana Rita Carvalho, Madalena Santos, Mafalda Garcia, Matilde Ferreira e Madalena Ferreira e entram David Casal, Jorge Rosa e Rafaela Garcia.
Nos escalões adultos, para já continuam os masters Mauro Jorge e Raquel Badilha, e o Sub 23 Luis Roque, embora o Clube tenha manifestado intenção de iniciar um grupo de Ciclismo Para Todos, para cicloturismo e competição amadora.
No comando técnico das equipas vai continuar Aurélio Sardinha, que orienta as equipas de Cadetes e Juniores, e Levi Patrício que orienta as equipas de escolas. O staff técnico é constituído por: Aurélio Sardinha, Carlos Ferreira, Levi Patrício, Ana Salomé Carvalho, Pedro Garcia, Ana Marques, José Gomes, Nuno Santos e Paulo Sousinha.
Na sessão de apresentação estiveram representantes da Câmara Municipal de Alcobaça, Junta da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Junta de Freguesia da Cela, Junta de Freguesia de Évora de Alcobaça, entre outras, deputado da Assembleia da República, José Miguel Medeiros e vários patrocinadores. A sessão de apresentação ficou marcada pelo saudável ambiente de amizade, união e grande motivação.