Associações distritais pedem apoio do Governo para os clubes

0
268

As Associações Distritais e Regionais de Futebol (ADR) lamentaram o descontentamento pela exclusão do desporto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), considerando que, de outra maneira, estará em causa a sobrevivência de centenas de clubes a nível nacional.
As associações olham com “estranheza” para o facto de o desporto “não se encontrar contemplado em tão importante documento”, ameaçando “de uma forma decisiva, a sobrevivência da já debilitada atividade de muitas centenas de clubes”, admitindo-se que se mantenha o “progressivo colapsar do tecido associativo desportivo do nosso País, com todas as consequências dramáticas que isso implicará em termos de coesão territorial”.
As entidades apelaram ao Governo para que “a prática desportiva dos escalões de formação e dos seniores possa vir ainda a ser enquadrada, em parte, no âmbito de alguma das dimensões apresentadas, como é o exemplo da Transição Digital, com os programas de formação de jovens e de adultos aprovados”, por forma a ser possível apoiar os clubes.
Além das competições distritais, está também em causa a continuidade dos restantes campeonatos nacionais seniores de futebol e futsal, o que tem implicações nas subidas e descidas dos escalões principais.
Entretanto, o secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, participa hoje (21h00) num webinar na página de Facbook “Desporto Leiria”, para discutir o momento atual e o futuro do desporto de formação. ■