Áurea Sábio sagrou-se campeã nacional de dressage aos 10 anos

0
539
A jovem campeã já aponta a provas internacionais e tem treinado para tal

Cavaleira, que começou a andar a cavalo aos 6 anos, venceu título na Golegã. O sonho é ir aos Jogos Olímpicos

“O meu sonho é um dia ir aos Jogos Olímpicos”, assume, aos 11 anos recentemente celebrados, a campeã nacional de dressage, a caldense Áurea Sábio, que venceu o campeonato de iniciados na Golegã, com o seu parceiro de equipa, o cavalo “Herdeiro”, ainda aos 10 anos.
“Fiquei muito feliz”, disse a cavaleira à Gazeta das Caldas. “A prova não foi difícil para mim, já sabia de cor o que fazer, supostamente é a prova mais difícil, mas para mim é a mais fácil!”, exclama a jovem, que, mesmo em tenra idade, não hesita em responder que é da equitação que quer fazer vida.
A ligação com os cavalos é evidente, numa campeã que todos os dias se desloca até ao picadeiro para treinar.
A estudar no 6º ano, na escola D. João II, a jovem passa o tempo livre a treinar, no Centro Equestre Internacional de Alfeizerão (CEIA).
Foi aos 6 anos que a caldense começou a montar a cavalo, impulsionada pelos pais, e o gosto hoje é tão grande que a treinadora Mariana Traquina revela que Áurea Sábio nem quis ir de férias só para poder continuar a treinar.
O percurso desta caldense na dressage (o chamado ensino de competição) começou em maio deste ano e envolveu dezenas de horas de treino semanais em busca da evolução.
A evolução que tem registado está patente nas pontuações conseguidas, tendo começado a época com 62 pontos na primeira prova e terminado agora, campeã, com um total de 73 pontos. “Onze pontos na dressage é muito, não costuma existir uma evolução tão grande”, nota, orgulhosa, a treinadora, que há cerca de um ano reabriu o CEIA em Vale Maceira, no local onde inicialmente foi criado o centro equestre, mas que depois tinha sido deixado inutilizado.
Mariana Traquina salienta o foco, a dedicação e a capacidade de superação da atleta, mas também a sensibilidade e a relação com os animais. A isso acresce o facto de Áurea Sábio ter praticado outros desportos, como a ginástica.
Atualmente a jovem está a treinar com “Jazz”, um novo cavalo que será o seu parceiro de equipa no próximo ano. Aí virá também uma novidade: a passagem ao escalão “Childrens”, dos 11 aos 14 anos, e que já tem provas internacionais, estando já o Campeonato Europeu na mira. ■