‘Azar’ de Roglic coloca João Almeida a um lugar do pódio do Tour

0
254
Tour de Suisse 2024 - 87th Edition - 4th stage R�schlikon - Gotthard Pass 171 km - 12/06/2024 - Joao Almeida (POR - UAE Team Emirates) - photo Heinz Zwicky/SprintCyclingAgency�2024

João Almeida subiu hoje ao quarto lugar da geral da Volta à França, ao fim de 12 etapas. Em dois dias, o caldense subiu dois lugares, desta vez beneficiando da queda de Primoz Roglic.

Na etapa 11, de quarta-feira, numa etapa de montanha, João Almeida tinha ultrapassado o companheiro na UAE Team Emirates Juan Ayuso para ascender ao quinto posto, desta vez beneficiou da queda do ciclista esloveno da Red Bull Bora Hansgrohe já perto do final da etapa, que lhe custou mais de dois minutos para a frente da corrida.

Em estreia no Tour, e apesar de ter vindo a realizar trabalho em prol do chefe de fila Tadej Pogacar, João Almeida continua a mostrar as suas capacidades e está apenas a um lugar do pódio, diretamente atrás justamente de Pogacar e Remco Evenepoel (Soudal Quick-step) e de Jonas Vingegaard (Visma Lease a Bike). Recorde-se que o melhor resultado de um português na Volta à França continua a ser o terceiro lugar de Joaquim Agostinho em 1978 e 1979.

Nesta etapa, em linha, entre Aurillac e Villeneuve-sur-Lot, o eritreu Girman Birmay (Intermarché Wanty) venceu pela terceira vez ao sprint.