Bairro recebe em Festa o El Arenal de Ávila com vitória avassaladora

0
537
Gazeta das Caldas

VETERANOS DO BAIRRO 7
Ricardo Mateus, Abel Alho, Daniel Silva, Ilídio Rei, Elson Pereira, Luís Cláudio, Bruno Mateus, Emanuel Beijinha, Nuno Gaio, Vasco Carlos, Moises Ferro, Osvaldo Santos, César Ferreira, João Assunção, Stijn Mahieu, Rui Ferreira, Marco Palatino, Miguel Oliveira e Carlos Ferreira.
Equipa técnica e de apoio: Osvaldo Santos, Miguel, Marco

VETERANOS EL ARENAL (ÁVILA) 0
Marcadores e assistências: 1-0 Miguel Oliveira (César Ferreira), 2-0 Miguel Oliveira (César Ferreira), 3-0 Autogolo (César Ferreira), 4-0 Elson Pereira (Stijn Mahieu), 5-0 Stijn Mahieu (Marco Palatino), 6-0 Luís Cláudio (Stijn Mahieu) e 7-0 Marco Palatino (roubo de bola).
No dia 20 de Janeiro de 2018 escreveu-se mais um belíssimo episódio da ainda curta, mas intensa e verdadeira, história dos Veteranos do Bairro.
Recuando alguns meses atrás, em pleno Mercado Medieval de Óbidos, encontraram-se dois grupos de pessoas muito distintas mas com intensões muito semelhantes, concretamente encontrar argumentos para relações culturais, sociais e desportivas. Entre muitas partilhas, copos, moelas e pernil no espeto encontrámos mais alguns pontos em comum, nomeadamente o futebol e a participação em eventos culturais. Foi então lançada a semente para uma relação entre espanhóis e portugueses, entre obidenses e avilenses, entre amigos que se comprometeram a marcar dois fins de semana em conjunto, um em Óbidos e outro nas montanhas da Serra de Gredos, a quase 1000 metros de altitude, na província de Ávila, região de Castilla y León.
O futebol foi então o principal argumento para o convívio que aconteceu no último fim de semana. De El Arenal vieram cerca de 60 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, familiares e apoiantes, para um jogo que contou com o apoio e presença da Sra. Vereadora Margarida Reis do Município de Óbidos. Esta presença honrou este encontro pois a equipa local sentiu que se começa a valorizar o desporto para os menos jovens, o investimento na saúde e bem-estar, o combate ao sedentarismo, a mobilização das comunidades locais e o investimento em novas relações nacionais e internacionais, tão proveitosas para a economia local.
Relativamente ao jogo, o menos importante deste encontro, mas com um significado especial para quem gosta do desporto rei e para quem acompanha a carreira dos Veteranos do Bairro, venceu a equipa local por expressivos 7-0.
A história do jogo começa com os dois golos madrugadores de Miguel Oliveira mas com grande mérito para César Ferreira a fazer as assistências depois de ultrapassar tudo e todos pelo corredor esquerdo. O 3-0 foi uma cópia dos dois lances anteriores, no entanto com a finalização a pertencer a um jogador do El Arenal (autogolo).
O poderio dos Veteranos do Bairro era tal que os golos iam surgindo naturalmente, prova disso são os golos de cabeça de dois dos centrais da equipa, o primeiro por Elson Pereira e o segundo por Luís Cláudio, ambos a passe de Stijn Mahieu. Pelo meio o médio belga ainda fez o gosto ao pé com assistência de Marco Palatino. Este último acabaria por fechar a contagem no marcador ao roubar uma bola a um defesa espanhol e a atirar a contar para o 7-0 final.
A terceira parte foi mais uma vez uma grande festa no Bairro Senhora da Luz!
No salão do Sport Clube do Bairro sentaram-se à mesa cerca de 100 pessoas para jantar e conviver. Foi um encontro que irá perdurar na memória dos dois grupos pela dinâmica de todo o fim de semana, nomeadamente pela oportunidade que os avilenses tiveram para conhecer a vila e alguns locais do concelho de Óbidos, pela gastronomia, pelo futebol e pela enorme amizade que ficou espelhada nos diálogos, na partilha, na confraternização e nas relações estabelecidas.
O reencontro está marcado para 8 de Setembro de 2018 no El Arenal e promete ser mais um excelente convívio! Haverá futebol e os obidenses terão também a oportunidade de, para além de conhecer as belíssimas montanhas e lagoas da Serra de Gredos, desfrutar do Mercado Medieval de Ávila.
Um grande bem-haja às gentes do El Arenal! Ficaremos a aguardar pelo próximo episódio!