No Sábado, dia 19, foi o dia do concelho do Bombarral acolher o III Troféu Guilherme Silva.
O dia começou com os jovens aspirantes a mostrarem o seu valor. O início da tarde foi marcado pela prova no escalão de cadetes. 13 voltas num total de 39 quilómetros, num troféu ganho por Rafael Gouveia (LA Alumínios Paio Pires). No sector feminino, 17 atletas mostraram o seu valor.
Francisco Guerreiro, Leonel Firmino, Rafael Costa, Wilson Esperança, Guilherme Simão, Francisco Duarte, António Pintassilgo, Rodrigo Pereira, Rodrigo Duarte e Bruno Valentim alinharam à partida para honrar as cores do clube em casa. 49,6 quilómetros esperavam os jovens ciclistas, ao longo de 18 voltas. Uma fuga formada à última volta começou a decidir a corrida. A corrida começou a ser decidida na última volta quando se formou uma fuga constituída por José Bastos (Mato-Cheirinhos), Francisco Duarte, Leonel Firmino e Francisco Guerreiro (Sicasal-Liberty Seguros-Bombarralense). Francisco Guerreiro impôs um ritmo forte para os seus companheiros chegarem isolados, numa tentativa bem-sucedida. Francisco Duarte venceu e Leonel Firmino terminou em 2º. Wilson Esperança e Francisco Guerreiro finalizaram em 4º e 5º, ditando assim também a vitória colectiva.
Com cerca de 100 ciclistas, o pelotão sub-23/elites partiu para a primeira prova. Com as ruas do Bombarral preenchidas pelo público que se juntou para ver passar os atletas, João Matias (LA Alumínios | Metalusa Blackjack) venceu ao sprint, ao fim de 78 quilómetros.
O balanço do evento é positivo. Realçar a ausência das equipas do ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins e do Alcobaça Clube Ciclismo, apesar das suas proximidades geográficas; o Team Almodôvar, o Sporting Clube de Portugal – Tavira e o Clube de Ciclismo de Loulé marcaram presença no evento apesar da distância geográfica.
O clube congratula todos os participantes no evento e agradece a sua comparência, bem como a adesão do público.
Bombarralense foi terceiro no Troféu Feira do Mato no Turcifal
O fim-de-semana prosseguiu no Turcifal, para o 21º Troféu Feira do Mato.
Esperava à equipa um circuito acidentado, a ser percorrido 14 vezes, perfazendo o total de 49 quilómetros. Com a mesma formação de Sábado exceptuando a ausência de Bruno Valentim, o objectivo da equipa era conquistar um bom resultado.
A corrida foi muito atacada desde o início, onde o Bombarralense tentou entrar nas diversas fugas, sem sucesso. Miguel Monteiro (Academia Joaquim Agostinho/UDO) e Daniel Henriques (Mato-Cheirinhos) destacaram-se a meio da corrida, não mais sendo alcançados. Francisco Duarte entrou num grupo intermédio perto do final, completando o pódio do troféu. O lugar cimeiro foi ocupado por Daniel Henriques, com Miguel Monteiro a ser 2º classificado. A equipa foi 3º colectivamente com Leonel Firmino a finalizar em 6º e Francisco Guerreiro em 9º.