BTT – Passeio pelas Linhas de Torres

0
12360

No passado dia 11 de Outubro um grupo de ciclistas do BTT Caldas realizou um passeio em BTT pelas Linhas de Torres.
Construídas durante as Invasões Francesas, as Linhas de Torres Vedras eram um sistema defensivo que consistia numa tripla linha de fortes de alvenaria, que reforçavam os obstáculos naturais do terreno, formando uma barreira delimitada pelo oceano e pelo rio Tejo. Estendiam-se por mais de 80 Km e eram constituídas por 152 fortificações, guarnecidas com 600 peças de artilharia.
O passeio teve como ponto de partida a praia de Santa Cruz e os ciclistas realizaram um percurso circular com cerca de 47km, durante o qual visitaram 16 fortes. Passaram pelo forte de Olheiros recentemente restaurado e logo a seguir pelo imponente forte de S. Vicente que lá no alto protegia a entrada da cidade de Torres Vedras com uma guarnição de 2.200 homens e trinta e nove peças de artilharia. Depois de passar pelo Castelo, os ciclistas visitaram as ruínas pré históricas de Castro do Zambujal, um antigo povoado fortificado com cerca de 5000 anos. E o passeio continuou até à foz do rio Sizandro, passando por mais uma dezena de fortes.
Este passeio  em BTT ao juntar a vertente desportiva com o lado histórico,  permitiu aos participantes ficarem a conhecer melhor a história das Linhas de Torres e qual a sua importância geoestratégica na vitória dos portugueses e ingleses sobre os invasores franceses.