Futsal: Burinhosa desce após sete temporadas entre os grandes

0
78

Após sete temporadas no escalão principal, o CCRD Burinhosa desceu à 2ª Divisão, despromoção confirmada, no passado sábado aos pés do Fundão (0-7). Num pavilhão vazio, que em épocas anteriores empurrou a equipa da casa para grandes momentos, os visitantes não deram chances ao adversário.
A turma de Nuno Couto perdeu apenas um dos últimos 14 jogos no campeonato e, mesmo sem elevar muito o ritmo, foi capaz de construir um resultado volumoso, ficando a um passo de garantir o 3º lugar e acabando por condenar a equipa da aldeia do futsal à descida de divisão.
Promovido em 2013/14, o Burinhosa estreou-se na época seguinte no escalão principal, terminando o campeonato em 7º lugar e foi eliminado nos playoff pelo Sp. Braga, obrigando os guerreiros do Minho à negra.
Na época seguinte, os burinhosenses fizeram melhor: 3º lugar na fase regular e apuramento para as as meias-finais do playoff, sendo afastado pelo Benfica.
Em 2016/17, o caldense Alex Pinto assumiu o comando técnico e o clube do concelho de Alcobaça atingiu o ponto mais alto: 7º lugar na fase regular, eliminação novamente diante do Benfica no playoff e apuramento para a final da Taça de Portugal (1-5), perdida para as águias.
Seguiram-se um 8º lugar (2017/18) e dois 11º lugares (2018/19 e 2019/20), até que esta época as dificuldades aumentaram e a descida se tornou inevitável. Alex Pinto saiu à 7ª jornada e o técnico Nuno Veiga não conseguiu inverter a situação. ■