Cadavalense João Moreira e filha sagram-se campeões de Jiu-Jitsu Brasileiro

0
530
João Moreira e Matilde Moreira

Os cadavalenses João Moreira e Matilde Moreira, respetivamente pai e filha, a residirem na localidade de Chão de Sapo, sagraram-se, recentemente, campeões nacionais de jiu-jitsu brasileiro, em representação da Academia Carlson Gracie, de Torres Vedras.
A dupla de atletas concelhios distinguiu-se, nomeadamente, no Campeonato Português de Jiu-Jitsu Brasileiro 2019 (realizado a 6 de Abril do corrente ano) e Campeonato Nacional de Jiu-Jitsu Brasileiro 2018 (8 de dezembro de 2018), decorridos no Complexo Desportivo do Casal Vistoso, em Lisboa.
João Moreira, natural de Valongo, reside no concelho do Cadaval há cerca de 14 anos, treinando diariamente há seis. A sua categoria, na modalidade praticada, é “peso pluma, master, faixa roxa”.
Matilde Moreira, de 6 anos de idade, natural de Lamas, frequenta o 1.º ano da EB1 Cadaval. Treina desde os quatro anos de idade, fazendo treinos tri-semanais. Nos dois únicos campeonatos que participou sagrou-se campeã na sua categoria – “peso leve, mirim 3, faixa cinza”.
De referir que todas as provas em que participam são custeadas, integralmente, pelos atletas, tal como todas as despesas inerentes.
Saliente-se que o atleta João Moreira havia já, em anos anteriores, arrecadado diversos outros títulos relevantes, a saber: em 2016, foi Vice-Campeão Europeu Sem Kimono e Campeão Nacional, acumulando, ainda, dois primeiros e dois terceiros lugares em provas europeias; em 2017, Campeão Europeu Com Kimono, Campeão Europeu Sem Kimono e Campeão Nacional Com Kimono; em 2018, Campeão Europeu e Campeão Nacional “peso-pluma”.
Na Sessão de Reconhecimento Desportivo que o Município organiza anualmente, em final de época, o atleta foi, por três anos consecutivos, homenageado por estes seus títulos obtidos anteriormente.