Caldas acolhe nacional de dança e destaca-se

0
536
A competição nacional decorreu no sábado, desde o início da tarde até à noite, com atletas de norte a sul do país, desde o escalão juvenil até ao sénior

Associação de Dança das Caldas da Rainha teve nove dançarinos no pódio da 3.ª Competição Nacional PDA – Caldas da Rainha Open

A Associação de Dança das Caldas da Rainha (ADCR) promoveu, a 6 de maio, no Pavilhão Rainha D. Leonor, o 3.º campeonato nacional de danças de salão do calendário de 2023 da Portugal Dance Academy, tendo visto nove dos seus associados, alunos da RiSa Dance School, a alcançar o pódio nas suas categorias.
O par Carlos Santos e Beatriz Ventura conquistou a medalha de ouro na categoria Adult Novice, tendo ficado em 5.º lugar a nível nacional no escalão “Under 21”, continuando a somar vitórias. O par Diogo Nascimento e Adriana Santos classificou-se em 2.º lugar na categoria de Adulto Beginner e o par Jorge Silva e Cristina Silva ficou em 1.º lugar em Sénior Beginner. Já nas dançarinas a solo, Madalena Vicente conquistou mais um ouro para a ADCR em Adulto Beginner, Carolina Ramos recebeu a medalha de prata na categoria Juvenil Beginner e Margarida Vicente a de bronze na categoria Junior Novice.

Os atletas, que são alunos da RiSa Dance School, quando em competição, representam a Associação de Dança das Caldas, entidades diferentes que estabelecem uma parceria entre si, explicou Ricardo Marques, professor da RiSa e membro da direção da associação. A ADCR levou sete bailarinas a solo, cinco das quais se estrearam nas competições, tendo uma delas chegado à final da sua categoria, e três pares, um deles também debutante, desde o escalão juvenil até ao sénior.
Na competição, que foi a terceira organizada pela ADCR, participaram dançarinos de norte a sul do país.
No dia seguinte, realizou-se o Congresso Nacional PDA 2023, que foi dirigido a jurados, bailarinos e respetivos pais, contando com oradores nacionais e estrangeiros que palestraram acerca de temas diversos, desde os mais técnicos, passando pela ética no desporto, pelo coaching desportivo e preparação física, até ao papel dos pais no desporto e outros direcionados a juízes de prova. O congresso tirou partido do facto da prova ter contado com cinco júris estrangeiros para os convidar para serem igualmente oradores. Foi a primeira vez que uma destas iniciativas teve lugar nas Caldas da Rainha.

Pôr os caldenses a dançar
A ADCR criou uma nova iniciativa, intitulada Arrasta-Pé, cujo primeiro evento teve lugar em março, e que tem uma periodicidade mensal. O projeto consiste numa noite onde as pessoas, bailarinos ou não, para além de poderem jantar, têm uma pista de dança à sua disposição.
“Pensámos no facto de as pessoas procurarem as aulas de dança, nomeadamente, as danças de salão, que é a área em que estamos mais envolvidos. As pessoas aprendem, treinam, mas havia a falta de um lugar onde pudessem usar todo esse aprendizado. E o Arrasta-Pé vem nesse sentido”, explicou Ricardo Marques.
Para além disso, há apresentações de pares associados que já estejam num patamar mais avançado, ou de convidados, e workshops de determinado estilo, que vai variando. A noite de dança abre com esse estilo.

O par Carlos Santos e Beatriz Ventura soma mais um primeiro lugar na sua categoria e classificou-se em 5.º a nível nacional em “Under 21”

Os eventos têm lugar em salões de associações do concelho termal e percorrer várias localidades, por forma a descentralizar este tipo de oferta. A primeira atividade decorreu no salão paroquial de Salir de Matos e a segunda no Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho. O próximo Arrasta-Pé acontecerá no dia 20 de maio, no Grupo Desportivo e Recreativo de Tornada.
A ADCR nasceu em janeiro de 2021, com o “intuito de divulgar a dança na região, mas também apoiar todos os atletas que estão em competição”, explicou Ricardo Marques. Entre os projetos dinamizados encontram-se as apresentações, um espetáculo de Natal, colaborações com outras associações e com o município, workshops com professores de outras modalidades que não a dança de salão. ■