Está confirmado. O Campo da Mata e as zonas envolventes cumprem as condições de segurança exigidas legalmente e este vai ser mesmo o palco do Caldas-Benfica, que se realiza este sábado, pelas 20h45, a contar para a Taça de Portugal.
O recinto foi esta quarta-feira submetido a uma vistoria por parte das autoridades de segurança, que incluíram a PSP, os Bombeiros e a Proteção Civil e passou no teste.
Jorge Reis, presidente do Caldas, explicou que houve uma alteração na lei que regula as condições de segurança nos recintos desportivos, que é mais apertada nos jogos classificados com risco elevado do que era em 2018, quando o Campo da Mata recebeu a meia-final da Taça de Portugal, nomeadamente quanto à necessidade de criação de zonas especiais de adeptos. Foi, ainda, necessário melhorar as condições de circulação nas zonas envolventes do estádio, assim como garantir a iluminação desses acessos, que não existia, num trabalho conjunto do clube com o Município das Caldas da Rainha.
“O Caldas procurou responder a todos os requisitos porque todos queremos que seja uma festa bonita, mas sobretudo um local seguro para se assistir a um grande jogo de futebol. Independentemente do resultado todos os caldenses vão fazer uma grande festa”, acredita o dirigente.
O presidente do clube alvinegro realça que “teria sido muito mais fácil mudar o jogo para outro lado qualquer”, mas “os sócios, os adeptos e os caldenses merecem ter aqui um jogo desta grandeza”, pelo que direção e staff do clube “teimosamente” preferiram arregaçar as mangas e “trabalhar noite e dia para receber um ‘grande’ na nossa casa”.
Jorge Reis deixa um reparo à Federação Portuguesa de Futebol quanto à calendarização desta eliminatória. “Tivemos 12 dias para preparar este jogo, já disse à federação que no futuro tem que olhar com mais cuidado para estas situações, inclusivamente podíamos desenvolver uma série de atividades e não o fizemos porque não tivemos tempo”.
Entretanto, o clube já anunciou o calendário e as regras para a venda de bilhetes para o encontro. Os títulos de ingresso estarão à venda nas bilheteiras do Campo da Mata. Esta quinta-feira apenas os sócios do Caldas, com quotas pagas até ao mês de setembro, terão acesso exclusivo, entre as 14h00 e as 22h00 e entre as 09h00 às 14h00 de sexta-feira. A venda para o público em geral será a partir de sexta-feira, 14 de outubro, entre as 14h00 e as 22h00, no mesmo local. Os bilhetes têm custo de 10€ para sócios e 20€ para o público geral. Apenas será permitida a aquisição de um bilhete por pessoa. A entrada para crianças é permitida a partir dos 3 anos de idade, com um acompanhante. Serão emitidos 5500 ingressos.