Caldas consegue empate precioso nos descontos

0
212

O Caldas amealhou em Santarém um ponto com sabor a três. Os pelicanos chegaram a estar a perder por 2-0 e com um jogador a menos, após expulsão de Mateus Lima (46′), mas recuperaram para fazer o 2-2 com golos de Marcelo Marquês e João Tarzan, o último já em tempo de compensação.

A U. Santarém tinha neste um jogo fundamental. Atrasada 4 pontos em relação ao Caldas, só a vitória interessava para relança a equipa ribatejana na luta pela manutenção na Liga 3. Logo nos instantes iniciais, Miguel Tavares (figura maior da partida), arrancou à esquerda e centrou com perigo, valendo ao Caldas o corte de Mateus Lima.

O Caldas teve algumas dificuldades iniciais para encaixar no sistema de três avançados da U. Santarém, mas quando acertou passou a controlar a partida, tirando partido de um meio campo capaz de pressionar efetiva e eficazmente a construção do adversário.

O Caldas cresceu, instalou-se no meio-campo de ataque e esteve diversas vezes perto do golo, quase sempre em lances de bola parada. Destaque para dois remates de Leandro Borges, um desviado por Cassiano, outro defendido a dois tempos por Ruben Rendeiro, com João Tarzan pronto para a emenda.

O Caldas dominava, mas contra a corrente do jogo viu-se em desvantagem. Miguel Tavares já tinha ameaçado no início e voltou a fazer estragos na defesa do Caldas, assistiu José Melro (30′) para o golo de abertura.

A influência do extremo escalabitano era visível e repercutiu-se ainda numa série da faltas que deixaram a equipa do Caldas amarelada. Consequência disso, Mateus Lima foi expulso no primeiro lance da segunda parte ao ver o segundo cartão amarelo.

Ao Caldas o resultado também não interessava, uma vez que, perdendo, ficava ao alcance dos escalabitanos, e manteve toada ofensiva. Mas isso teve custos. Após novo pontapé de canto em que a bola rondou com muito perigo a baliza de Ruben Rendeiro, um contra-ataque rapidíssimo permitiu a Miguel Tavares (60′) ampliar a vantagem da equipa ribatejana para dois golos, com José Melro a devolver a assistência e o extremo a bater Luís Paulo com um chapéu.

As coisas ficavam demasiado difíceis para o Caldas, mas os pelicanos não desistiram. Ainda que expostos ao contra-ataque adversário, a formação caldense continuou à procura da felicidade, que chegou num belo remate de Marcelo Marquês (72′), após assistência de André Perre.

O motivou os pelicanos e fez tremer a U. Santarém, que nos minutos seguintes viu Claudio Tavares e Zack Blackwell expulsos também com duplos amarelos. José Vala apostou tudo. Tirou Clemente para dar e André Sousa para dar critério ao meio campo com Pedro Faustino e André Sousa. E a crença do Caldas compensou quando, num canto, Leandro Borges colocou uma segunda bola na zona de finalização de João Tarzan (90’+3), fixou o resultado em 2-2.

O Caldas mantém o 3º lugar na Série 5 com 8 pontos, mais 4 que a U. Santarém. O Cova da Piedade venceu no terreno do Amora e reforçou o 2º lugar com 11 pontos, a 1 do Amora.

José Vala, treinador do Caldas, assumiu o destacou “a atitude tremenda” dos seus jogadores para dar a volta a um jogo que, para muitos, podia estar já dado como perdido quando o Caldas estava a perder por 2-0 com menos um jogador que o adversário. “Na fase em que estávamos melhor na primeira parte, a U. Santarém fez o 1-0. Voltámos a tremer um pouco, fomos para o intervalo e tivemos a expulsão. Erro do treinador. Sabemos que o Mateus tem aquela agressividade e viu o segundo amarelo. Depois houve uma atitude tremenda dos jogadores, com o 2-0 e as contingências do jogo continuámos a acreditar e conseguimos empatar. Os jogadores estão conscientes da importância que é para o Caldas ficar na Liga 3. Mantemos a distância para o Santarém, não estamos dentro do que queríamos, mas estamos dentro dos nossos objetivos. Temos que continuar focados no que estamos a fazer e com esta atitude”.