Pelicanos defrontam o Nazarenos e procuram tornar-se o primeiro clube a conquistar o troféu com a equipa B
O Caldas vai disputar este domingo, no Estádio Municipal da Marinha Grande, a final da Taça da AF Leiria com a equipa B, num dérbi regional que opõe os pelicanos ao Nazarenos. O encontro é particularmente especial para o clube caldense, que não disputa a final da taça distrital há 57 anos, quando venceu o troféu pela última vez.
O Caldas B chegou à final após afastar o Motor Clube (2-1) e o Alvaiázere (1-4) nas duas primeiras eliminatórias. A equipa comandada por João Nuno Aguiar passou ainda mais duas eliminatórias resolvidas no desempate por penáltis, o Guiense após 1-1 no tempo regulamentar, e o Ginásio de Alcobaça, depois de um empate a dois golos.
Já o Nazarenos começou o percurso a afastar, também precisou de recorrer aos penáltis para passar a primeira eliminatória, contra o Alegre Unido (1-1), para depois afastar o SL Marinha (3-1), o Vieirense (1-2) e o Beneditense (3-2) para chegar à final.
Para o Caldas, é um regresso à final da competição que ganhou pela última vez na temporada 1968/69, a última na qual marcou presença nas competições distritais com a equipa principal. Além de poder conquistar a sua segunda Taça da AF Leiria, o clube pode ainda tornar-se o primeiro a conquistar o troféu com uma equipa B.
Os pelicanos venceram a Taça de 68/69 numa final ainda disputada a duas mãos contra o Vieirense. Na primeira mão o Caldas venceu em casa por 6-2, com golos de Azumir, Vítor (2), Luís Manuel e Pedro (2). Na segunda mão confirmaram o triunfo com nova vitória por 1-2, novamente Azumir e Vítor a marcarem para os pelicanos.
Os Nazarenos, por seu turno, vão jogar para adicionar um terceiro troféu ao seu palmarés, após as vitórias nas edições de 1991/92 e 1993/94.
Ambas as equipas participaram na Divisão de Honra, tendo o Nazarenos ficado no segundo lugar e o Caldas B em 9º lugar. Curiosamente, os dois confrontos entre as duas equipas deram empates a dois e três golos.
O encontro tem pontapé de saída marcado para as 17 horas. Os ingressos podem ser adquiridos por 3.50 euros.