O Caldas faz este sábado, a partir das 16 horas no Campo da Mata, a apresentação do plantel para a nova época aos sócios, que terá no programa, às 17h, um jogo com o Mafra no qual será disputada a primeira edição do Troféu Termas Rainha Dona Leonor.
“Estamos a cumprir um objetivo que tínhamos quando nos lançámos para este desafio de assumir os órgãos sociais, a criação de um troféu”, disse o presidente do clube, Rodrigo Amaro, na apresentação do encontro.
O dirigente realçou que o clube poderia ter caminhado no sentido de homenagear figuras históricas, “mas entendemos que seria muito mais vantajoso envolver o município, a cidade. Em uma reunião com o município, quando apresentámos os órgãos sociais, abordámos a ideia de criar um troféu alusivo às termas, porque é o recurso que mais nos caracteriza e que tem mais visibilidade, e também à rainha Dona Leonor, porque foi quem fez com que tudo o que temos fosse possível”, continuou, acrescentando que a ideia é tornar a competição uma tradição anual.
Para marcar o evento, foi criado um troféu que retrata a rainha e mais alguns elementos da identidade caldense, como são os azulejos. A peça foi criada por Diogo e Adelino Cordeiro.
O adversário nesta primeira edição será o Mafra, clube que já tinha um compromisso para o mesmo dia com o Caldas, mas inicialmente agendado para Mafra. “Fizemos um pedido especial para que eles pudessem fazer o jogo a esta hora, neste dia, com este propósito, e eles tiveram esse cuidado”, salientou o dirigente.
Os sócios e adeptos do Caldas vão também poder conhecer os novos equipamentos, que também contem elementos identitários das Caldas. “Desde logo peças de Bordalo Pinheiro, como o Zé Povinho, a Rainha, os Capristanos, a Praça da Fruta”, entre outros. O artista Guga, que recentemente criou um mural na Quinta da Boneca, foi o responsável por realizar os desenhos. A maquete dos equipamentos foi realizada pela empresa caldense INED. Rodrigo Amaro referiu ainda o lote de patrocinadores que quiseram aliar-se ao clube e publicitar as suas marcas nos equipamentos. A Auto Júlio volta a ser o patrocinador principal, surge acompanhado pela Bordallo Pinheiro, a Power Concrete e o Aki Del Mar nas camisolas e ainda a Pitau e a Frigosto nos calções e as Termas das Caldas da Rainha nos fatos de treino.
As camisolas têm ainda o símbolo dos pelicanos reais, marca que o clube pretende difundir esta época, assim como os termos “herança, família, tradição e casa”. De resto, o pelicano está em destaque no equipamento secundário.
Rodrigo Amaro registou ainda o regresso à marca de equipamentos Roly, “porque acreditamos que dará outra resposta e conseguimos ter preços mais acessíveis para os sócios e adeptos”.
Para o presidente do município das Caldas da Rainha, Vítor Marques, a oportunidade de criar uma parceria entre o município e o clube centenário para promover as termas é uma boa iniciativa. “É uma marca muito forte das Caldas que é muito importante promover, mostrar que está a funcionar e tem boas condições”, disse.
Ainda na apresentação do encontro, o treinador José Vala disse esperar, acima de tudo, “concluir bem uma pré-época que tem sido positiva, mostrar aos sócios o que estamos a trabalhar nestas cinco semanas. Espero que [o troféu] fique cá nas Caldas, não vou dizer que isso será secundário, mas o objetivo primordial é fazer uma boa apresentação, que consigamos pôr todos os jogadores em campo também, até para os sócios conhecerem todos os jogadores”, concluiu.