Caldas tem final ao sprint por um lugar nos quatro primeiros

0
1069
Ebah Viegas saiu para tentar a sorte no futebol italiano
- publicidade -

Nas últimas quatro partidas os pelicanos vão enfrentar o Sporting B e os atuais três primeiros classificados

Após duas semanas sem competição, a Liga 3 retoma este fim de semana e o Caldas procura lançar-se num sprint final de quatro jornadas para ficar nos quatro primeiros lugares e evitar, dessa forma, jogar pela manutenção na segunda metade da época.

Não têm vida fácil os pelicanos, que chegam a esta fase a apenas dois pontos dos lugares que permitem disputar a subida à 2ª Liga e o apuramento de campeão da Liga 3, e a cinco pontos do líder Atlético. Nos quatro adversários que o Caldas tem pela frente, apenas o Sporting B está abaixo na classificação.

- publicidade -

O Caldas chega a esta fase após uma desapontante derrota caseira com o U. Santarém, por 0-3, à qual se seguiu a pausa de duas semanas de competição, que serviu para ‘lamber feridas’ e preparar esta ponta final da primeira volta como o derradeiro ataque ao quarto lugar, que escapou na época passada por apenas um ponto.

No final da partida com o U. Santarém, José Vala focou esse ponto. “Quando se perde, queremos que venha jogo rapidamente, para dar a volta. É uma paragem longa que nos vai custar, mas falei com os jogadores para nos conseguirmos alhear disto para estarmos nesta quadra com a alegria que a família merece”, disse.

Mas José Vala não duvida da capacidade que a equipa tem para conseguir chegar ao quarto lugar. “Faltam quatro jogos e temos possibilidade de lá chegar. Estamos a dois pontos, é isso que tem que estar na nossa cabeça”, afirmou.

Nas últimas jornadas, os pelicanos estiveram diversas vezes em posição de chegar aos lugares do topo, mas têm falhado nos jogos em casa. “Ninguém sente mais do que nós isto, mas os adeptos não podem estar satisfeitos com o que estamos a fazer em casa. Não consigo perceber porquê, não só os pontos, mas também as exibições, estamos melhor fora do que em casa, temos que encontrar soluções para dar a volta a isso também e voltar a ser o que éramos”, continuou.

“Temos que ser muito mais regulares, não podemos ser a equipa organizada e competente que fomos na Tábua e depois darmos esta imagem que demos nesta segunda parte [com o U. Santarém], porque não há equipa com esta irregularidade que consiga objetivos”, acrescentou.

O grupo tem sofrido com muitas ausências, o que se sentiu a um extremo nessa última partida de 2024, na qual aos lesionados de longa duração se juntaram os castigos de Edu, Yordy e Pepo, que já estarão disponíveis para os próximos encontros.

O plantel teve, nesta quadra, a saída de Ebah Viegas, que saiu para jogar em Itália. “Sabemos que temos vagas por preencher, mas neste momento preocupa-me muito mais recuperar os jogadores que temos”, disse quanto à possibilidade de entradas em janeiro.

O próximo desafio dos pelicanos é, então, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com os jovens leões, que vêm numa série negativa de quatro jogos sem vencer que os levaram a cair ao sétimo posto. Nessas quatro partidas sem vencer, a equipa secundária do Sporting só jogou uma vez em casa e empatou a três golos com o U. Santarém. Tal como o Caldas, o Sporting B tem tido dificuldades em casa, onde só ganhou dois dos sete jogos disputados, mas também só perdeu um. Favorece o Caldas o registo fora. A equipa de José Vala é a melhor da série a jogar como visitante com 12 pontos, fruto de quatro vitórias e três derrotas. Nas quatro deslocações ao Estádio Aurélio Pereira, os pelicanos somam três derrotas e uma vitória.

Os dois jogos seguintes trazem os pelicanos de volta ao Campo da Mata. A 12 de janeiro, receção à Académica. Os estudantes estão no terceiro lugar, mas são um adversário que o Caldas já derrotou esta temporada, por 2-3.

A jornada 13 traz às Caldas o atual líder da classificação, o Atlético, que na primeira volta goleou os pelicanos por 4-0.

Na derradeira jornada, os alvinegros visitam aquela que é, porventura, a equipa surpresa da competição até esta altura, o 1º Dezembro, que está em segundo lugar. Na primeira volta, a formação de São Pedro de Sintra, que joga em casa emprestada no Estádio do Real Sport Clube, em Queluz, empatou na Mata.

- publicidade -