Caldense em destaque no Europeu de Hipismo

0
495
Gazeta das Caldas

O jovem caldense Francisco Vaz Fontes esteve presente, em representação de Portugal, na passada semana, no Campeonato de Europa de Cavaleiros de Obstáculos, na categoria de juniores que se realizou em Samorin na Eslováquia.
O mais novo de uma equipa de quatro jovens lusos, Francisco deu muito boa conta de si e na montada da sua égua Uta, colaborou no excelente oitavo lugar conseguido pelos portugueses na competição por equipas, designada Taça das Nações, deste Europeu e saltado a 1,40m.

De referir que é uma excelente classificação, a escassos 8 pontos de atingir o pódio e relegando para posições posteriores seleções de maior favoritismo, como eram Espanha, Suiça, Dinamarca ou República Checa, por exemplo.
Nesta sua participação, o caldense apenas deu um toque na primeira mão, não estando tão bem na segunda mas contando também com as boas prestações dos seus colegas de equipa lograram um excelente resultado para o país, deixando assim a prova do bom trabalho que se vem fazendo neste deporto, criando bases para que, a médio prazo se possa aspirar a melhores classificações.
Para a história deve ficar a constituição desta equipa que, para além de Francisco Vaz Fontes contou com Nuno Gomes, Gonçalo Esteves e Pedro Carvalho, sendo Miguel Viana o Selecionar e chefe de equipa.
Em termos individuais as classificações não tiveram o mesmo relevo, não conseguindo o Francisco ser apurado para a final mas não ofuscam o que de muito bom foi alcançado neste Campeonato Europeu, onde estiveram os melhores cavaleiros jovens e os melhores cavalos do velho continente.
Uma palavra também para o treinador Ricardo Rebelo que, na sua escola nas Caldas da Rainha vai formando bons cavaleiros que, embora a outro nível, também vão tendo bons resultados.