Campeonatos amadores voltam a ficar suspensos

0
306

Os campeonatos amadores das diversas modalidades vão voltar a parar devido às restrições de circulação entre concelhos imposta pelas medidas de combate à pandemia. Apenas as competições profissionais, ou equiparadas, não ficam suspensas.
A medida é aplicada nos períodos entre as 23h00 de 27 de novembro e as 5h00 de 2 de dezembro, assim como entre as 23h00 de 4 de dezembro e as 23h59h de 8 de dezembro, anunciaram as federações de futebol, que abrange igualmente o futsal, andebol, basquetebol, hóquei em patins e voleibol num comunicado conjunto.
As exceções são as competições profissionais, a 1ª e 2ª ligas de futebo, assim como as competições equiparadas, ou seja, todas as competições nacionais de futebol e as primeiras divisões das restantes modalidades. Nestas estão incluídos tanto o Campeonato de Portugal, como a Liga BPI Feminina.
A medida tem por base a deliberação do governo que limita naqueles períodos as deslocação para desempenho de funções profissionais ou equiparadas. No âmbito desportivo, essas são apenas os treinos e competições dos atletas de seleções nacionais das modalidades olímpicas, da 1.ª divisão nacional ou de competição de nível competitivo correspondente de todas as modalidades dos escalões de seniores masculinos e femininos, bem como dos campeonatos internacionais.
Esta decisão implica novos adiamentos nos campeonatos não abrangidos, com maior impacto nas competições distritais, que no espaço de pouco mais de um mês terão três fins-de-semana com a competição em suspenso, uma vez que já no final de outubro e início de novembro uma decisão idêntica congelou as competições a estes níveis por ocasião do Dia de Todos os Santos, que se assinala a 1 de novembro.