De 1 a 3 de Dezembro, realizou-se no Centro de Alto Rendimento de Caldas da Rainha os 9ºs Campeonatos Internacionais de Juniores. Esta é uma competição integrada no Circuito Europeu de Juniores, pontuável para os rankings mundial e europeu, em que participaram 141 atletas (55 dos quais portugueses) de 18 países diferentes: Portugal, Bélgica, Inglaterra, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Ilhas Maurícias, Holanda, Noruega, Eslovénia, Suécia, Suiça e Turquia.

Os melhores portugueses em competição ficaram-se pelos quartos-de-final nas provas de Pares Homens e Pares Senhoras. Em Singulares Homens, Singulares Senhoras e Pares Mistos, os atletas nacionais progrediram apenas até aos oitavos-de-final. [showhide]
As finais proporcionaram os melhores momentos do campeonato, com o belga Julien Carraggi a vencer a prova de Singulares Homens e a francesa Léonice Huet a vencer em Singulares Senhoras. As duplas Julien Carraggi/Jona Van Nieuwkerke (Bélgica), Aline Muller/Jenjira Stadelmann (Suiça) e Gasper Krivec/Petra Polanc (Eslovénia) a saírem vencedores nas provas de Pares Homens, Pares Senhoras e Pares Mistos, respectivamente.
Colaboraram nesta prova internacional sete árbitros portugueses e dois estrangeiros, bem como um total de 56 juízes de linha, numa colaboração que a Federação Portuguesa de Badminton tem tido nos últimos anos com o curso de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.
M.B.R. [/showhide]





