Catarina Carvalho histórica com duas finais na Suíça

0
728
- publicidade -

A esquiadora caldense Catarina Carvalho fixou elevada a fasquia na sua primeira participação em campeonatos do mundo, que foi também a estreia de atletas portuguesas nestas provas. A atleta atingiu as finais do slalom e do slalom gigante.

Chegar às finais era a vontade de Catarina Carvalho, mas não um objectivo assumido, até porque não existia uma referência em relação a que as esquiadoras portuguesas poderiam valer nestes campeonatos. Como Gazeta das Caldas publicou na edição da semana passada, Catarina Carvalho foi 54ª na prova de slalom gigante, no conjunto das descidas de qualificação. O lugar permitiu-se integrar as finais, disputadas na quarta-feira e nas quais entraram as 50 melhor cotadas na hierarquia mundial. Nesta final não se apurou para a última descida, mas conseguiu o 83º registo, o que significa que ultrapassou muitas das atletas que se tinham qualificado à sua frente.
Mas as melhores expectativas estavam apontadas para a prova de slalom, disputada na sexta e no sábado. Apesar de não se ter qualificado novamente para a descida decisiva (na qual só entram as 49 mais rápidas da primeira descida, Catarina Carvalho cumpriu a pista de St. Morritz em 1.11.94 que lhe garantiu a 60ª posição.
Já de volta a Portugal, a esquiadora caldense disputou e venceu no passado dia 21 de Fevereiro o Campeonato Nacional Universitário, que se realizou na estância de esqui da Serra da Estrela.

- publicidade -